Platini critica internacionalização do PSG: 'Poderia se chamar Coca-Cola'
Michel Platini, ex-presidente da Uefa, fez duras críticas ao modelo de gestão do Paris Saint-Germain. Em entrevista à TV alemã RTL, o francês se mostrou incomodado com dirigentes de tantas nacionalidades diferentes à frente da equipe.
"O PSG poderia se chamar Coca-Cola: um presidente do Qatar (Nasser Al-Khelaifi), um diretor esportivo brasileiro (Leonardo) e seu pessoal cosmopolita", afirmou, fazendo críticas específicas ao ex-jogador. "Leonardo não fala bem francês, não se compreende bem a ele."
Para Platini, o PSG sofre com o mesmo problema que afeta outros clubes emergentes do futebol europeu: o distanciamento de suas raízes.
"Nunca critiquei o PSG, mas não é minha concepção de futebol. Poderiam ter visto o exemplo do Manchester City ou do Olympique de Marselha, onde o presidente é de um fundo de investimentos dos Estados Unidos, há um treinador português, o diretor esportivo é espanhol e não há jogadores franceses", criticou.
As referências no caso dizem respeito a Olympique. O clube pertence a Frank McCourt (CEO do McCourt Global), Andoni Zubizarreta é o diretor esportivo e André Villas-Boas é o treinador. No entanto, os jogadores franceses são maioria no elenco: são 19 atletas, contra nove atletas de outras nacionalidades.
Nada que evite as críticas de Platini aos clubes da elite francesa. "O futebol precisa de raízes. Hoje em dia, elas não existem na França", disparou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.