Resumo da notícia
- Parceria entre Bragantino e Red Bull retomou discussão sobre clube-empresa
- RB Bragantino vem tendo sucesso e já conquistou o acesso à Série A
- Seria esse o caminho para salvar os times menores? Blogueiros opinaram
- "Acho uma fraude esportiva, um absurdo", analisa Menon
- "É o caminho não só para os pequenos", opina Juca Kfouri
A parceria entre Bragantino e Red Bull precisou de pouco tempo para começar a colher resultados. O novo clube-empresa sobrou na Série B e conquistou o acesso para a elite do futebol brasileiro com cinco rodadas de antecedência - hoje, soma 71 pontos, contra 63 do Sport, segundo colocado.
Mas será que o caminho traçado pelo Bragantino é o melhor para que os times menores sobrevivam? Há algum perigo nessa prática? Técnico do time, Antônio Carlos deu a sua opinião na semana passada e disse que "essa é a saída para a maioria dos clubes do interior".
E os blogueiros do UOL Esporte? O que pensam sobre esse assunto que voltou à tona com essa parceria? Confira:
O caso do Bragantino com a Red Bull já deu um resultado inicial imediato de subida para a Série A. Acha que esse é um bom caminho pra salvar times menores e fazer com que eles tenham competitividade? Há algum perigo nisso?
ANDREI KAMPFF
Esse é um caminho mais fácil para um clube médio ou pequeno... Agora, é importante entender que independentemente dessa natureza jurídica, o futebol exige uma profissionalização da gestão. Não há mais espaço para amadores. Eles já estão ficando pra trás.
JUCA KFOURI
É o caminho não só para os pequenos, mas para os grandes, com raras exceções.
MARCEL RIZZO
Gosto da ideia de times tradicionais do interior receberem ajuda e acho que o mecanismo de proibir dois times de uma mesma empresa na mesma divisão funciona como uma barreira para possíveis marmeladas, por exemplo. A ver como vai ser o investimento da Red Bull na primeira divisão.
MENON
Acho uma fraude esportiva. O Red Bull fracassou seguidamente no Brasileirão e agora chega à Série A sem ter passado pela C ou B. Um absurdo.
PERRONE
O caminho é bom. Só pelas próprias pernas a maioria dos pequenos caminha lentamente para fechar as portas ou ficar esquecida em divisões nacionais menores. A solução é saudável desde que haja transparência. O risco que vejo é o de cartolas entregarem as gestões de seus clubes para aventureiros. Nesse caso, todos quebram a cara.
PVC
A Red Bull se associou ao Bragantino sabendo que subiria. O risco é mudar a geografia e os times de torcida terem problemas por um período. Nem sempre isso é duradouro. Já houve experiências com a compra do Racing de Paris, pela Matra, por exemplo. Dura um período, depois muda. A Red Bull foi fortíssima na Fórmula 1. A Benetton foi. Depois, isso diminui. As forças acabam se equilibrando. Importante é haver investimento e dinheiro limpo dentro do futebol.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.