Ônibus de flamenguistas gasta R$ 10 mil em combustível para ir até Lima
O ônibus que leva torcedores do Flamengo rumo à final da Libertadores risca as estradas do Brasil desde a manhã do último sábado. Para superar seis estados brasileiros e algumas das cidades mais importantes do Peru, o veículo fará cinco paradas para colocar combustível em cinco dias. O custo total será de quase R$ 10 mil.
O reservatório de diesel do ônibus da marca Mercedes-Benz, cuja fabricação aconteceu no Brasil em 2012, tem capacidade para 180 galões (ou 680 litros). Mas, segundo os motoristas da empresa peruana Ormeño, é preciso deixar uma "cama" de 30 litros no reservatório antes de reabastecer
Na primeira parada, que aconteceu perto de Sorocaba, no interior paulista, foram colocados 472 litros de diesel, com custo de R$ 1.653. Ainda de acordo com os motoristas, havia meio tanque no momento em que o ônibus deixou o Rio de Janeiro.
O segundo reabastecimento se deu em Sonora, Mato Grosso do Sul. O seguinte foi em Pimenta Bueno, município de Rondônia, enquanto a quarta parada ocorrerá em Rio Branco, capital do Acre. A derradeira será já em território peruano, na cidade histórica de Cusco. Todas já são pré-definidas antes da saída.
Como 150 galões correspondem a 567 litros, o valor de cada reabastecimento gira em torno de R$ 2 mil. Susy Miranda, supervisora da Ormeño e que acopanha o grupo desde Cuiabá, no Mato Grosso, afirma que a central da empresa disponibiliza até R$ 12 mil para o combustível.
Segundo William Guerra, um dos motoristas do ônibus, o veículo percorre entre dois e três quilômetros com um litro de diesel. Em um trecho sem subidas, ele chega a fazer até quatro quilômetros, mas em partes de subida, como a Cordilheira dos Andes, o consumo aumenta muito. Em algumas partes, a velocidade cai para até 30 km/h. "O motor faz muita força lá", disse.
Os postos de gasolina estão presentes em todo o trajeto. No Acre, contam os motoristas, há o maior espaço entre eles. "Chegamos a ficar umas duas horas sem nada", afirmou William.
O trajeto de ônibus Rio-Lima era o maior do mundo até a própria Ormeño criar a linha Rio-Bogotá em 2017. A empresa também tem destinos para a Argentina, Chile, Paraguai e Bolívia.
O ônibus tem 16 torcedores do Flamengo, além de 26 viajantes e cinco jornalistas. Ele tem capacidade para levar até 58 pessoas. Existe a expectativa de mais flamenguistas subirem no veículo em Rio Branco.
#UOLrumoaLima
https://youtu.be/8m4AuUIFWOw
A final da Libertadores entre Flamengo e River Plate está marcada para o próximo dia 23. Uma semana antes de a bola rolar no Estádio Monumental de Lima, no Peru, o UOL Esporte partiu rumo à capital peruana ao lado de torcedores rubro-negros. A viagem, entretanto, não será comum. O trajeto de pouco mais de seis mil quilômetros será feito de ônibus.
Durante 116 horas, o ônibus passará por seis estados brasileiros (Rio, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre), incluindo parte do Pantanal e da Amazônia, além das capitais Cuiabá, Porto Velho e Rio Branco.
Já em território peruano, a caravana vai passar por Puerto Maldonado, Cusco e, enfim, Lima. No total, serão quase cinco dias de viagem, do Atlântico ao Pacífico, com dez paradas previstas. A chegada, portanto, deve acontecer na quinta-feira, dois dias antes da decisão entre Flamengo e River.
A empresa responsável pelo deslocamento é a peruana Ormeño, que realiza o trajeto uma vez por semana, mas, por causa da mudança de sede da final de Santiago para Lima, decidiu colocar um ônibus extra destinado aos torcedores.
A viagem pode ser acompanhada pelas redes sociais do UOL Esporte, com #UOLrumoaLima. O repórter Diego Salgado foi o escolhido para a missão. Nos últimos dois anos, ele se especializou em viagens longas de bicicleta. Em 2018, atravessou a América do Sul, de Porto Alegre a Santiago, no Chile (1.939 km em 27 dias). Há três meses, o trajeto escolhido foi na Europa, de Barcelona, na Espanha, a Amsterdã, na Holanda. Na ocasião, ele pedalou por 2.028 km em 29 dias e passou por seis países.
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