Topo

Ônibus de torcida do Fla cruza fronteira no limite e chega ao Peru após 92h

Ônibus com flamenguistas, na estrada desde sábado, entra no Peru na madrugada de quarta-feira. Foram mais de duas horas de burocracia para cruzar a fronteira - Diego Salgado/UOL
Ônibus com flamenguistas, na estrada desde sábado, entra no Peru na madrugada de quarta-feira. Foram mais de duas horas de burocracia para cruzar a fronteira Imagem: Diego Salgado/UOL

Diego Salgado

Do UOL, de Assis Brasil (AC)

20/11/2019 10h17

Resumo da notícia

  • Ônibus com torcedores cruzou a fronteira Brasil-Peru no Acre à 1h30 do dia 20
  • Torcedores que saíram do Rio de Janeiro no sábado já somam 92 horas de viagem
  • O ônibus percorreu mais de 4.200 km em seis estados: RJ, SP, MS, MT, RO e AC
  • A viagem tem mais 1.817 km, com passagens por Puerto Maldonado, Cusco e Nazca
  • O UOL acompanha a viagem desde o Rio de Janeiro. Siga em #UOLrumoaLima
  • A final da Libertadores, entre Flamengo e River Plate, está marcada para sábado (23)

A saga dos torcedores do Flamengo ganhou novo capítulo na madrugada de hoje (20). O ônibus Rio-Lima, que leva 19 flamenguistas, chegou ao Peru depois de 92 horas de viagem.

A passagem pela fronteira na cidade de Assis Brasil, no Acre, aconteceu após autorização da Polícia Federal por volta de 1h30 (horário local). O local tem horário de funcionamento das 7h às 19h. Se estivesse fechado, seria necessário esperar a reabertura para passar para o país vizinho.

Torcedor do Flamengo chega ao Peru - Diego Salgado/UOL - Diego Salgado/UOL
Torcedor do Flamengo chega ao Peru. Ele é um dos 16 que estão em um ônibus desde sábado a caminho de Lima para a final da Libertadores
Imagem: Diego Salgado/UOL

A chegada à cidade de Iñapari aconteceu em seguida, mas o trâmite do lado peruano durou mais duas horas. Antes de chegar a Assis Brasil, o ônibus passou por Brasiléia, a penúltima cidade brasileira antes da fronteira. Na sequência, o veículo voltou a enfrentar buracos no asfalto, dessa vez na BR 317. As condições da pista contribuíram para atrasar o planejamento.

O ônibus chega ao Peru depois de quatro dias no Brasil. Ele percorreu mais de 4.200 km em seis estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre.

A expectativa é que a viagem dure mais 40 horas até Lima, com passagens por Puerto Maldonado, Cusco e Nazca, em 1.817 km de trajeto. Se a previsão for confirmada, o ônibus chegará ao destino na quinta-feira (21) no começo da noite, dois dias antes da decisão entre Flamengo x River Plate.

Mais três torcedores do Flamengo entraram no ônibus na parada realizada em Rio Branco, capital do Acre. Eles se juntaram aos outros 16 que deixaram Rio e São Paulo no último sábado (16). Além disso, a caravana tem 26 viajantes, cinco jornalistas e quatro funcionários da empresa Ormeño.

#UOLrumoaLima

A final da Libertadores entre Flamengo e River Plate está marcada para o próximo dia 23. Uma semana antes de a bola rolar no Estádio Monumental de Lima, no Peru, o UOL Esporte partiu rumo à capital peruana ao lado de torcedores rubro-negros. A viagem, entretanto, não será comum. O trajeto de pouco mais de seis mil quilômetros será feito de ônibus. Durante 116 horas, o ônibus passará por seis estados brasileiros (Rio, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre), incluindo parte do Pantanal e da Amazônia, além das capitais Cuiabá, Porto Velho e Rio Branco.

Já em território peruano, a caravana vai passar por Puerto Maldonado, Cusco e, enfim, Lima. No total, serão quase cinco dias de viagem, do Atlântico ao Pacífico, com dez paradas previstas. A chegada, portanto, deve acontecer na quinta-feira, dois dias antes da decisão entre Flamengo e River.

Confira o que os ocupantes do ônibus já viveram até agora:

A empresa responsável pelo deslocamento é a peruana Ormeño, que realiza o trajeto uma vez por semana, mas, por causa da mudança de sede da final de Santiago para Lima, decidiu colocar um ônibus extra destinado aos torcedores.

A viagem pode ser acompanhada pelas redes sociais do UOL Esporte, com #UOLrumoaLima. O repórter Diego Salgado foi o escolhido para a missão. Nos últimos dois anos, ele se especializou em viagens longas de bicicleta. Em 2018, atravessou a América do Sul, de Porto Alegre a Santiago, no Chile (1.939 km em 27 dias). Há três meses, o trajeto escolhido foi na Europa, de Barcelona, na Espanha, a Amsterdã, na Holanda. Na ocasião, ele pedalou por 2.028 km em 29 dias e passou por seis países.