1ª final única da Libertadores tem ares de festa americana e tempero local
A primeira final única da história da Copa Libertadores, entre Flamengo e River Plate, em Lima, no Peru, foi uma experiência com cara de festa americana, mas com um tempero local que nem mesmo essa tentativa de padronizar o evento foi capaz de eliminar.
Uma ação promocional levou personagens da série Star Wars para o campo antes de a bola rolar, e a entrada dos "Stormtroppers" sugeria que havia ali algo mais parecido com o Super Bowl ou algo do gênero.
Longe de toda a parafernália montada no gramado, que contou com apresentações de artistas como Anitta, um grupo tentava "salvar" o ônibus do River Plate, que bateu e entalou no acesso ao vestiário. Os shows que antecederam o espetáculo também foram uma importação.
O famoso clima de caldeirão que marca os estádios sul-americanos não foi uma constante durante os 90 minutos de partida. Estranhamente, o Monumental de Lima ficou mergulhado em silêncio em vários momentos da decisão. Quando o jogo foi se encaminhando para sua fase mais decisiva, evidentemente a temperatura subiu, explodindo após o gol da vitória do Flamengo por 2 a 1 sobre o River Plate.
Ainda que tenha havido toda uma tentativa de tornar a atmosfera mais similar a de competições como a Copa do Mundo, havia lanches com a assinatura local nas barraquinhas. Antes do perímetro de segurança, ambulantes e cambistas circulavam tranquilamente sem serem incomodados pelos policiais.
O anel de diamante negro conferido ao melhor jogador da Libertadores também foi uma apropriação, já que os campeões da NBA levam essa mesma honraria para marcar o título.
No fim, a vitória emocionante do Flamengo sobre o River tornou a primeira final única algo histórico. Os detalhes ficaram em segundo plano.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.