"Documento Trololó": pichações curiosas do Cruzeiro vêm de Hermes e Renato
Resumo da notícia
- CT e sede do Cruzeiro foram pichados com palavras pitorescas
- Termos "sevandija" e "quilingue" foram inspirados em "Hermes e Renato"
- Programa humorístico fez sucesso na MTV nos anos 2000
Se você estranhou as palavras pitorescas usadas nas pichações que apareceram no centro de treinamentos e na sede do Cruzeiro nesta semana, fique tranquilo, pois há uma explicação. A mensagem que chamou os jogadores de "sevandijas" e a que, cinco dias depois, acusou a diretoria de "quilingue" tem uma fonte de inspiração bem clara: o humor de "Hermes e Renato".
É o que veremos agora, no Documento Trololó.
Calma, vamos explicar.
O uso de palavras pouco comuns da língua portuguesa é uma marca de vários quadros do grupo de humoristas, que fez sucesso com um programa na MTV nos anos 2000. "Quilingue" é um adjetivo que diz respeito à "cultura da corrupção e da desonestidade", segundo os dicionários. Como você pode ver acima, o termo foi usado em um dos episódios do "Documento Trololó", uma sátira de programas de reportagem, cujo tema era a "cultura quilingue" do brasileiro.
"Em um país que sobrevive à base de pequenos golpinhos, existe uma herança cultural que é passada de pai para filho, de filho para neto, de neto para tataraneto e também para os sobrinhos. Pilantragem? Estelionato? Ou apenas uma inocente carraspana? A cultura quilingue: é o que veremos agora, no Documento Trololó", diz o apresentador interpretado por Fausto Fanti na abertura.
Já "sevandija", palavra usada para denominar vermes ou parasitas, apareceu em um episódio do "Programa do Urso". O convidado Jackson Gotardo (Fanti), no quadro "Máquina da Verdade", é questionado pelo apresentador Urso (Felipe Torres) se é verdade que ele, antes da fama, foi proxeneta do pai e sevandija da mãe. Jackson se atrapalha na resposta porque não sabe o que as palavras significam:
"Proxeneta", aliás, quer dizer "cafetão". Se a moda das pichações inspiradas continuar...
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.