Fla não acabou com Brasileirão: o que ainda está em jogo nas rodadas finais
Resumo da notícia
- Flamengo já é campeão antecipado, mas Brasileirão tem outras disputas
- Libertadores já tem quatro times garantidos e quatro vagas em aberto
- Seis vagas da Sul-Americana ainda estão sem dono no Brasileirão
- Na briga contra o rebaixamento, o Avaí já caiu; restam três "vagas" na Série B
O Flamengo já garantiu o título do Campeonato Brasileiro com quatro rodadas de antecedência, mas isso não quer dizer que a emoção do torneio já tenha acabado. A reta final, com mais quatro rodadas por jogar, ainda trará muitos duelos importantes para definição de vagas na Libertadores e na Copa Sul-Americana e na briga para escapar do rebaixamento.
Poucos times já têm o futuro definido na competição: além do Flamengo, só Athletico-PR, Santos, Palmeiras (classificados para a fase de grupos da Libertadores) e Avaí (rebaixado) já têm certeza de como o ano vai acabar e o que os aguarda em 2020. Todos os outros ainda possuem alguma coisa para disputar nas quatro últimas rodadas. Confira a seguir os cenários de cada parte da tabela e quais são os jogos-chave em cada situação.
Libertadores
Em disputa: 2 vagas diretas e 2 na pré-Libertadores
Quatro times já estão definidos na fase de grupos da Libertadores 2020: o Flamengo, campeão brasileiro; o Athletico-PR, campeão da Copa do Brasil; e Santos e Palmeiras, que garantiram matematicamente seus lugares. Restam duas vagas diretas, e uma delas está bem perto de ficar com o Grêmio. O Tricolor gaúcho é o quarto colocado, com 59 pontos, e precisa de só mais cinco para não depender de nenhum outro resultado.
As equipes que estão fortes na briga pela outra vaga direta na Libertadores são o São Paulo (54 pontos), o Internacional (51) e o Corinthians (50). Mais atrás, mas ainda com chances de entrar direto na fase de grupos, aparecem Goiás (46), Bahia (44), Vasco (44) e Fortaleza (43).
Além de todas essas equipes, dois times ainda possuem chances mínimas de ficar com uma das duas vagas à pré-Libertadores: Atlético-MG (41 pontos) e Botafogo (39). Vale lembrar que, com o Flamengo campeão e o Athletico-PR se mantendo nas sete primeiras colocações, até o oitavo colocado se classifica à fase preliminar da competição continental.
Jogos-chave: Grêmio x São Paulo (36ª rodada), São Paulo x Internacional (37ª rodada)
Sul-Americana
Em disputa: 6 vagas
Todas as equipes que ainda brigam por Libertadores podem acabar tendo que se contentar com o segundo torneio da Conmebol em importância. Caso o G-8 se confirme (com o Athletico entre os sete primeiros), as vagas na Copa Sul-Americana ficarão com os seis times que terminarem entre a 9ª e a 14ª colocações.
Além dos times mencionados acima, outros quatro ainda possuem chances de Sul-Americana: o Fluminense (38), o Ceará (37 pontos), o Cruzeiro (36) e até o CSA (29), apesar de o cenário ser extremamente difícil.
Jogos-chave: Bahia x Atlético-MG (35ª rodada), Goiás x Fortaleza (36ª rodada), Atlético-MG x Botafogo (37ª rodada)
Rebaixamento
Em disputa: 3 times que ainda vão cair
O lanterna Avaí é o único time já rebaixado, e nada menos que 11 clubes lutam para não completar as outras três "vagas" do Z-4. Ainda correm risco matemático de cair: Chapecoense (28 pontos), CSA (29), Cruzeiro (36), Fluminense (38), Ceará (37), Botafogo (39), Atlético-MG (41), Fortaleza (43), Vasco (44), Bahia (44) e Goiás (46).
Chape e CSA têm as situações mais complicadas, enquanto Fortaleza, Vasco, Bahia e Goiás já estão quase salvos. Os demais times precisam ficar mais atentos na reta final para não jogarem a Série B em 2020.
Jogos-chave: Cruzeiro x CSA (35ª rodada), Chapecoense x CSA (37ª rodada), Botafogo x Ceará (38ª rodada)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.