Grêmio aprova projeto com busto de Lupicínio Rodrigues na Arena
O Conselho Deliberativo do Grêmio aprovou o projeto para homenagear Lupicínio Rodrigues, sambista autor do hino do clube. Um busto do torcedor ilustre será instalado na esplanada da Arena, onde desde março está a estátua de Renato Gaúcho.
A ideia foi apresentada pelo DTG (Departamento do Torcedor Gremista) e teve apoio do Conselho de Administração, órgão que controla a gestão do clube.
Lupicínio Rodrigues nasceu em 1914 e faleceu em 1974. Boêmio e romântico, ele compôs em 1953 uma letra que rapidamente se tornou hino do Grêmio.
O primeiro hino do Grêmio foi lançado em 1924, com Isolino Leal como autor. Em 1946, a canção deu lugar a uma nova versão composta por Breno Blauth. Mas nenhum se tornou tão notória e icônica como a letra de Lupicínio.
O Grêmio trata a obra em homenagem a Lupicínio também como símbolo na luta contra a discriminção e preconceito. O estádio no bairro Humaitá foi palco do 'caso Aranha', em 2014, e desde então o clube tem empregado campanhas contra racismo, homobofia e intolerância.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.