Campeonato só com times que nunca caíram teria 12 clubes; veja quais
Com o fim do Campeonato Brasileiro de 2019, aquela discussão sobre 'time grande não cai' ficou ainda mais quente pelo rebaixamento do Cruzeiro após derrota para o Palmeiras. O clube mineiro era participante da seleta lista de clubes que nunca caíram. Permanecer na primeira divisão é mais desafiador do que muitos possam imaginar. O UOL considerou Brasil, Argentina e cinco países europeus: só 12 times podem falar que nunca amargaram a queda em torneios nacionais.
No Brasil, sobraram três clubes que podem dizer: "nunca fomos rebaixados" em uma competição nacional. Como a Chapecoense também deu adeus à Série A, apenas Flamengo, Santos e São Paulo nunca caíram.
Argentina:
Apenas o Boca Juniors nunca foi rebaixado.
Espanha:
O domínio de Real Madrid e Barcelona se confirma pela presença ininterrupta na elite do país. Além dos dois, Athletic Bilbao nunca caiu.
Itália:
A Inter de Milão é o único italiano sempre garantir permanência na primeira divisão. Lembrando que a Juventus caiu como punição após escândalo de manipulação de resultados em 2006.
Portugal:
Os três maiores clubes de Portugal - Porto, Benfica e Sporting - nunca viveram a tristeza do descenso.
Alemanha:
Aquela história de 'time grande não cai' não existe no vocabulário alemão. A lista de clubes que nunca foram rebaixados tem apenas um integrante, o Hoffenheim, que chegou à disputa da Bundesliga em 2008 por lá permaneceu.
Caíram, mas...
Inglaterra:
Na Inglaterra o ditado pode ser diferente: time grande cai. O país não tem integrantes na lista de 'nunca rebaixados'. Se for considerada apenas o formado da Premier League, Arsenal, Chelsea, Everton, Liverpool, Manchester United e Tottenham nunca caíram.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.