Quais os planos do São Paulo para reforçar a base com estrangeiros
Resumo da notícia
- São Paulo quer olhar mais para o mercado sul-americano e reforçar a base
- Em 2019, fórmula deu resultado com o atacante paraguaio Antonio Galeano
- Empréstimo de Galeano está perto de ser renovado até o fim de 2020
- No ano que vem, volante uruguaio ainda pode ser contratado pelo Tricolor
- Lugano ajuda nas conversas para que Santiago Cartagena integre o sub-20
Em 2019, o São Paulo passou a observar mais o mercado sul-americano para buscar reforços para as categorias de base. Foi assim que o atacante paraguaio Antonio Galeano chegou ao clube e conseguiu ser destaque do time sub-20. Agora, o Tricolor pretender ampliar essa prática e já tem planos definidos para a próxima temporada.
O primeiro passo é renovar com o próprio Galeano. Ele está emprestado até dezembro pelo paraguaio Rubio Ñú e deve estender a cessão por mais 12 meses. A tendência é deixá-lo disputar a Copa São Paulo em janeiro e ao longo do ano testá-lo eventualmente no time profissional. Para comprar 60% de seus direitos econômicos ao fim do novo empréstimo, será preciso pagar 700 mil dólares (pouco mais de R$ 2,9 milhões).
Galeano chegou a ser observado por Cuca ainda nesta temporada em alguns treinos no CT da Barra Funda e agradou à comissão técnica da época. Com Fernando Diniz, ainda precisará mostrar serviço. Foram 44 partidas disputadas pelo sub-20 do São Paulo em 2019, com 13 gols marcados.
A coordenação da base são-paulina também observou outros dois estrangeiros ao longo deste ano: o volante uruguaio Santiago Cartagena e o atacante colombiano Juan Martínez. Eles passaram por períodos menores de treinos para análise mais detalhada da comissão técnica do sub-20 e podem ser contratados em 2020.
O caso mais concreto é o de Cartagena. O volante pertence ao Nacional, do Uruguai, e disputou o Sul-Americano Sub-17 deste ano pela seleção de seu país. Para contratá-lo, o São Paulo vai precisar esperar seu aniversário de 18 anos, em setembro do ano que vem, quando o garoto estará livre para assinar um vínculo profissional.
Até Diego Lugano, que é superintendente de relações institucionais e terá mais voz ativa no futebol do São Paulo no próximo ano, está envolvido nas conversas com o Nacional para não perder Santi Cartagena de vista.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.