Por que a Rússia poderá sediar e jogar a Eurocopa em 2020 mesmo banida
Banida por quatro anos de competições consideradas grandes pela Agência Mundial Antidoping (Wada), a Rússia não poderá enviar atletas para competir importantes torneios esportivos, como a Copa do Mundo de 2022 e a Olimpíada de Tóquio de 2020, e nem sediar eventos do tipo. Mas um torneio considerado grande no mundo do futebol não entra na lista de proibições de disputa. A seleção do país poderá jogar a Eurocopa do ano que vem e ainda sediará algumas partidas da competição continental.
O caso da Eurocopa gera curiosidades. Como uma seleção banida vai disputar a maior competição de futebol da Europa?
A Rússia poderá disputar a Euro como Rússia sem precisar usar uma bandeira neutra porque a Uefa não está na lista de "organizações de grandes eventos" da Wada, da qual fazem parte a Fifa, federações mundiais de outros esportes olímpicos e olímpicos de inverno e comitês olímpicos.
Assim, pelas regras da Wada, a Eurocopa poderá seguir o curso do processo normalmente como previsto.
A não presença da Uefa na lista não quer dizer, no entanto, que a entidade europeia não siga as regras da Wada sobre doping. Pelo contrário: todo o controle de doping feito pela Uefa é conduzido de acordo com o código da agência mundial. A Uefa não se manifestou sobre o banimento da Rússia.
De acordo com a Wada, os presentes nesta lista "são responsáveis por adotar e implementar políticas e regras antidopagem para seus eventos, em conformidade com o Código Mundial Antidopagem".
Por consequência, as "organizações de grandes eventos" acatarão a decisão de banir a Rússia por quatro anos. A Fifa ainda irá falar com a agência antidoping para saber mais sobre a decisão em relação ao futebol. Segundo a Wada, a Fifa irá viabilizar uma maneira para russos competirem "sem bandeira ou hino".
Além de disputar a Eurocopa, o país ainda será uma das sedes da competição. Serão disputadas três partidas do grupo B e uma das quartas de final em São Petersburgo. A chave tem a própria Rússia, além de Dinamarca, Finlândia e Bélgica.
São Petersburgo também será palco de outra competição importante sob o comando da Uefa. A final da Liga dos Campeões de 2021 será na cidade.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.