Topo

Após título sub-20, Grêmio quer plano ousado para base integrada ao elenco

Léo Chu marcou o gol do título do Grêmio em cima do Vasco, na Copa RS sub-20 - Divulgação/Grêmio
Léo Chu marcou o gol do título do Grêmio em cima do Vasco, na Copa RS sub-20 Imagem: Divulgação/Grêmio

Do UOL, em Porto Alegre (RS)

16/12/2019 12h00

O Grêmio encerra 2019 com as categorias de base em alta. Campeão da Copa RS sub-20 ontem (15), diante do Vasco, o clube gaúcho celebra o bom desempenho dos times inferiores em recentes competições e vê o elenco nascido na virada do século como uma espécie de equipe C para a nova temporada.

Antes de vencer a Copa RS sub-20, o Grêmio chegou à final do Campeonato Brasileiro de Aspirantes e perdeu o título para o Internacional. Também houve decisão na Copa Sul sub-17.

"Chegamos próximo de alguns títulos na base esse ano. Fomos vice no Brasileirão sub-23 há pouco também. O mais importante de tudo é pegar essa turma e ver quem vai fazer parte do terceiro time do Grêmio em 2020. Vai ter um time com jovens, para ajudar o elenco principal, no próximo ano", citou Romildo Bolzan Jr., presidente do Grêmio, ao SporTV.

O time sub-16 fechou excursão pelo Uruguai sem derrotas, em setembro. E no mesmo mês, a categoria sub-17 venceu o Torneio Das Américas, na Colômbia. A seleção brasileira sub-17, campeã da Copa do Mundo da categoria, contou com dois jogadores do Grêmio: Diego Rosa e Pedro Lucas.

Para o clube, os resultados da base nos últimos meses atestam o processo de formação. E principalmente agregam valor aos jogadores que serão promovidos em 2020.

A ideia do Grêmio é utilizar jovens no início do Campeonato Gaúcho, pelo menos em duas rodadas, e no restante do ano ter atletas da sub-20 à disposição para compor o elenco principal. Um método que já vem sendo empregado com o chamado time de transição. A diferença é que para 2020 o plano é ousado.

"Fechamos o Brasileiro com um time de jovens, contra o Goiás. Vamos buscar naqueles 11, 12 e 13 atletas uma base para usar ao longo da próxima temporada", contou Bolzan Jr.

Ferreira e Isaque, meia-atacantes com destaque no Brasileirão de Aspirantes, são nomes certos no elenco principal em 2020. O volante Frizzo e o lateral Felipe também deverão abrir o ano treinando ao lado de Geromel e companhia.