Topo

Pedrinho sobre Luxemburgo no Palmeiras: "Mais por história que por modelo"

Vanderlei Luxemburgo, técnico do Palmeiras - Gabriel Carneiro/UOL Esporte
Vanderlei Luxemburgo, técnico do Palmeiras Imagem: Gabriel Carneiro/UOL Esporte

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/12/2019 19h24

Na edição de hoje (16) do Seleção SporTV, a contratação de Vanderlei Luxemburgo pelo Palmeiras foi um dos assuntos debatidos. O comentarista Pedrinho acredita que o time paulista não mostrou convicção na busca por um modelo de jogo ofensivo ao fechar com o treinador. Na opinião do ex-jogador, a chegada do técnico tem muito mais a ver com a história dele no clube alviverde.

"Como o Palmeiras acreditava muito no fechamento com o Sampaoli, e isso não aconteceu, o Palmeiras ficou muito restrito no mercado. Treinadores com uma característica ofensiva: Tiago Nunes, que está no Corinthians, Renato (Gaúcho), no Grêmio, o Rogério (Ceni) e o Sampaoli, que não fechou. Então, dos treinadores disponíveis no mercado, eles perceberam que o Luxemburgo, muito mais pela história do que por um modelo de jogo diferente", disse Pedrinho.

O comentarista acredita que a expectativa sobre Vanderlei Luxemburgo é grande e já construída com base em sua história vitoriosa à frente do Palmeiras.

"A expectativa que se tem do Vanderlei é ele colocar o time para jogar de uma maneira diferente do que vem jogando. É que ele faça o time jogar como ele fez com esse time de 1993 e 1994", opinou o ex-jogador.

Ao todo, Vanderlei Luxemburgo acumula quatro passagens pelo Palmeiras. A primeira delas, entre 1993 e 1994 foi a mais vitoriosa. Nela, a equipe conquistou dois Campeonatos Paulistas, dois Campeonatos Brasileiros e um torneio Rio-São Paulo.

O treinador voltou ao time em 1996, quando foi campeão paulista mais uma vez. Em 2002, Luxemburgo não conquistou nenhum título com o Palmeiras. O técnico ainda voltou em 2008, quando ganhou o Campeonato Paulista, e ficou até 2009.