Topo

Sergio Ramos, Cannavaro e Raúl levaram 6 do Barça em casa? Sim, veja

Messi e Henry marcaram dois gols cada na histórica goleada por 6 a 2 sobre o Real - REUTERS/Albert Gea
Messi e Henry marcaram dois gols cada na histórica goleada por 6 a 2 sobre o Real Imagem: REUTERS/Albert Gea

Do UOL, em Santos (SP)

18/12/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Goleada por 6 a 2 foi uma das grandes vitórias do Barça sobre o Real
  • Jogo aconteceu em pleno Santiago Bernabéu, para mais de 80 mil pessoas
  • Vitória praticamente garantiu o título espanhol de 2008/09 para o Barcelona
  • Messi (2), Henry (2), Piqué e Puyol fizeram os gols do time catalão

Não é tão comum acontecer, mas Real Madrid e Barcelona, assim como todos os grandes times do Mundo, já proporcionaram vexames históricos ao lado de seus torcedores. Imagina então se o adversário em questão é o maior rival... Pois é. E o UOL Esporte aproveita o esperado duelo de hoje (18), no Camp Nou, pela décima rodada do Campeonato Espanhol, para relembra um desses casos.

Muitos apontam o jogo em questão - realizado no dia 2 de maio de 2009 - como o 'início de uma Era'. Josep Guardiola, que um ano atrás havia deixado o time B para substituir o demitido Frank Rijkaard na equipe principal, já implantava o marcante estilo de jogo até hoje admirado por apreciadores de futebol. E, nesse dia específico, o Barcelona deu uma aula no Santiago Bernabéu, que contou com mais de 80 mil espectadores.

Não é exagero dizer que 6 a 2 foi pouco. Iker Casillas, em dia inspirado (por incrível que pareça), fez defesas importantes e evitou o que poderia ter sido um vexame ainda maior do Real - que até saiu à frente no placar, com um golaço de Higuain, mas ainda antes do intervalo viu Henry, Puyol e Messi virarem a partida para 3 a 1. Foi o famoso '3 vira, 6 acaba'. Na etapa final, Sergio Ramos ameaçou uma reação, mas Henry e Messi (de novo), além de Piqué, fecharam a conta.

Não valia título, mas a vitória praticamente garantiu ao Barcelona o título espanhol de 2008/09. Outras 13 taças com Pep Guardiola no comando - incluindo duas Liga dos Campeões (2008/09 e 2010/11) - ainda seriam levantadas em cinco anos inesquecíveis para o torcedor catalão.

O duelo de hoje (18) estava programado para acontecer dia 26 de outubro, mas acabou adiado devido a manifestações populares na Catalunha. Uma opção para acompanhar o confronto, que vale a liderança da tabela, é assinar o UOL Esporte Clube, que dá acesso a jogos da La Liga.

Relembre os times que entraram em campo

REAL MADRID: Casillas, Sergio Ramos (Van der Vaart), Metzelder, Cannavaro e Heinze; Diarra, Gago, Robben (Javi García) e Marcelo (Huntelaar); Higuain e Raúl. Técnico: Juande Ramos

BARCELONA: Victor Valdés, Daniel Alves, Puyol, Piqué e Abidal; Touré (Busquets), Xavi e Iniesta (Bojan); Messi, Eto'o e Henry (Keita). Técnico: Josep Guardiola