Wijnaldum diz que 'Black Pete' encoraja racismo: "Não defendo essa cultura"
Uma das estrelas do Liverpool, o holandês Georginio Wijnaldum falou à CNN sobre uma tradição que vem causando polêmica em seu país: o Black Pete.
Trata-se de um controverso personagem de Natal que consiste em um 'blackface' completo: uma peruca afro encaracolada, batom vermelho e brincos de ouro.
A caricatura é parte histórica das festividades de São Nicolau na Holanda - e cada vez mais atrai protestos pelo país por ser um "retrocesso".
Wijnaldum, quando era criança, associou o Black Pete ao fato de receber presentes, mas a tradição acabou se transformando em outro significado - segundo ele, encorajando o racismo.
"Quando você envelhece e as pessoas chamam você de 'Black Pete', você fica tipo: 'ei, espere, por que você está me chamando disso? Qual o sentido?'", desabafou ao veículo.
O meio-campista, que está fora do Mundial de Clubes por lesão, criticou a suposta simbologia do movimento. "Eles sempre dizem que é uma festa para as crianças. As crianças só pensam nos presentes que recebem. Eles não sentem o que sentimos como uma pessoa negra. Eles não são abusados assim. Eu não defendo essa cultura".
Segundo a CNN, apesar das críticas, muitos holandeses defendem o personagem justificando que as características do personagem "representam apenas a fuligem das chaminés quando Black Pete desce para entregar presentes".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.