Topo

Vitória do Liverpool sobre Fla derruba tabu contra brasileiros em Mundial

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

21/12/2019 18h12

Ao derrotar o Flamengo hoje (21) por 1 a 0, em Doha, no Qatar, e se sagrar campeão do mundo, o Liverpool também tirou uma "pedra no sapato" quando o assunto é Mundial de Clubes. Em duas oportunidades que teve um time brasileiro pela frente na decisão do torneio, duas derrotas: em 1981, contra o próprio Rubro-Negro, e em 2005, contra o São Paulo.

Hexa da Liga dos Campeões, os Reds conquistaram o Mundial pela primeira vez. Nas cinco oportunidades anteriores que tiveram de lutar pela taça, disputaram apenas três, perdendo para o Flamengo por 3 a 0, em 1981; para Independiente, da Argentina, por 1 a 0, em 1984; e para o São Paulo, pelo mesmo placar, em 2005.

Vale lembrar que, em 1977, o Liverpool abriu mão da vaga e o Borussia Mönchengladbach, da Alemanha, vice-campeão europeu, encarou o Boca Juniors, da Argentina. Já em 1978, não houve a disputa pelo título, uma vez que tanto Liverpool quanto Boca desistiram de jogar por conta de uma falta de acordo entre as datas.

Adílio comemora gol do Flamengo contra o Liverpool, no Mundial de Clubes de 1981 - Peter Robinson - PA Images via Getty Images - Peter Robinson - PA Images via Getty Images
Adílio comemora gol do Flamengo contra o Liverpool, no Mundial de Clubes de 1981
Imagem: Peter Robinson - PA Images via Getty Images

Em 1981, o Liverpool, então tricampeão da Europa, chegava a Tóquio, no Japão, para encarar o Flamengo, campeão da Libertadores. Enquanto os Reds tinham nomes como Dalglish, Souness, Neal e Johnson, o Rubro-Negro contava com Zico, Leandro, Júnior, Adílio, Andrade e Nunes.

Com um primeiro tempo avassalador, o Flamengo construiu uma vitória por 3 a 0 (com Nunes, duas vezes, e Adilio) e levantou o título, que é lembrado e exaltado até os dias de hoje pelos torcedores. Zico foi eleito o melhor da partida.

Após 24 anos, o Liverpool voltava a encarar uma equipe do Brasil em uma final de Mundial. Desta vez, o São Paulo. Em 2005, a equipe inglesa contava com Pepe Reina no gol e nomes como Steven Gerrard e Xabi Alonso. Do outro lado, porém, tinha Rogério Ceni, Lugano e Amoroso, além de Aloisio e Mineiro.

Rogério Ceni cumprimenta Steven Gerrard após a final do Mundial de Clubes de 2005 - REUTERS/Issei Kato - REUTERS/Issei Kato
Rogério Ceni cumprimenta Steven Gerrard após a final do Mundial de Clubes de 2005
Imagem: REUTERS/Issei Kato

O Tricolor paulista também conseguiu construir a vitória na etapa inicial do duelo, quando Aloisio recebeu na intermediária e, com um passe de trivela, achou Mineiro nas costas da defesa. O camisa 7 bateu na saída de Pepe Reina e fez o gol que garantiu o triunfo. Com grandes defesas na partida, Ceni foi eleito o melhor jogador da decisão.