Topo

Papai Joel vira youtuber: "Rei do Rio sou eu. Renato Gaúcho só se assanha"

Joel Santana em hotel em Doha, no Qatar, antes da final do Mundial: técnico virou youtuber - Leo Burlá / UOL
Joel Santana em hotel em Doha, no Qatar, antes da final do Mundial: técnico virou youtuber Imagem: Leo Burlá / UOL

Leo Burlá

Do UOL, em Doha (Qatar)

23/12/2019 12h00

Técnico multi campeão e garoto propaganda de sucesso, Joel Santana adicionou uma nova função em seu currículo: a de youtuber. Em Doha (QAT), o técnico com mais títulos cariocas (são oito) falou sobre a nova fase na telinha. Em Doha (QAT), o Papai Joel acompanhou de perto os jogos do Mundial, mas aproveitou para colher conteúdo para sua nova empreitada. Ele promete futebol, mas diz que a etapa será marcada por pluralidade.

"Achei que tinha a necessidade de criar o canal para entrevistar pessoas que trabalharam comigo. Já fui em Las Vegas fazer material, agora vim aqui em Doha. Teremos músicos também, já falei com Diogo Nogueira e Xandy de Pilares, por exemplo. A linha é diversificar", disse ao UOL Esporte.

Afastado da beira do campo desde que deixou o pequeno Boavista (RJ), Joel se nega a dizer que encerrou a carreira ("não digo dessa água não beberei"), mas afirma que não entra mais em nenhuma "barca furada" na carreira. De bem com a vida e já avô, ele quer sossego.

"Fora do país dão valor à sequência do trabalho. Só o treinador tem culpa no cartório no Brasil. Estou numa posição que só entro numa coisa séria, com programa, respeito e projeto. Estou ultrapassado? Tenho 50 anos de bola e estou ultrapassado? O técnico brasileiro vai lá para fora tirar foto com o Mourinho. Você acha que o Mourinho dá papo para eles?"

Joel teve seu último trabalho no Boavista (RJ) - Buda Mendes/Getty Images - Buda Mendes/Getty Images
Joel teve seu último trabalho no Boavista (RJ)
Imagem: Buda Mendes/Getty Images

Além da nova empreitada, ele pede que seja reconhecido pelas conquistas. Criado na base do Vasco, trocou a roupa de zagueiro pela de técnico. Pelos quatro grandes, levantou estaduais em todos. No Flamengo, fez uma campanha que até hoje é festejada como um título. Em 2007, pegou o time na zona da degola e acabou o Brasileiro na Libertadores.

"Tenho Mercosul, Brasileiro, Carioca. A cabeça até esquece, mas está lá. O brasileiro não tem história, tem lembrança. Faz um busto para o cara que morreu. Vamos cobrar esse busto no Vasco e no Flamengo. Como é que estou fora do Maracanã? Minha prancheta tem que estar lá na calçada da fama. Eu tenho respeito de todas as torcidas, todos têm muita gratidão. O Rei do Rio sou eu, o Renato Gaúcho só se assanha", opinou ele

Agora "artista", Joel curte a nova fase e não se cobra. De chinelo, bermuda e camiseta, deixou o saguão do hotel e disse que ia descansar um pouco na piscina, rejeitando o convite para passear no mercado mais popular da capital catari. Assediado como um "astro de Hollywood", ele preferiu ficar quietinho. "O que tem de flamenguista por aí é um terror. Me chamaram para ir no mercado, mas não fui. O pessoal me vê na rua e logo vai para o abafa", brincou o mais novo youtuber da praça.