Topo

Santos

Comentarista de TV e técnico de seleção acompanharão Jesualdo no Santos

Rui Águas pediu demissão da seleção de Cabo Verde para trabalhar como auxiliar do Santos em 2020 - Divulgação/FCF
Rui Águas pediu demissão da seleção de Cabo Verde para trabalhar como auxiliar do Santos em 2020 Imagem: Divulgação/FCF

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

26/12/2019 15h25

Resumo da notícia

  • Jesualdo Ferreira se apresenta como técnico do Santos em 6 de janeiro de 2020
  • Ele tem a missão de montar sua comissão. Três nomes estão certos até agora
  • Rui Águas é o principal. Ele treinava a seleção de Cabo Verde e pediu demissão
  • Antonio Oliveira, que trabalhou no Kuwait, também será auxiliar de Jesualdo
  • Pedro Bouças, campeão português feminino e comentarista, é o 3º nome
  • Pelo menos um brasileiro deve integrar a comissão técnica do Santos

O técnico português Jesualdo Ferreira inicia seu trabalho no Santos só em 6 de janeiro de 2020, mas aproveita os últimos dias do ano para definir quem formará sua comissão técnica no futebol brasileiro. Por enquanto há três nomes que o estafe do treinador considera certos: Rui Águas e Antonio Oliveira, como auxiliares, e Pedro Bouças, que será observador e analista de desempenho. Todos são portugueses. Ainda há expectativa pelo nome de um preparador físico e outro assistente, que pode ser brasileiro.

O principal nome deste trio é de Rui Águas. O novo auxiliar técnico do Santos estava empregado como treinador da seleção nacional de Cabo Verde e pediu demissão na última segunda-feira (23). A federação de futebol do país confirmou o desligamento do português de 59 anos e justificou dizendo que ele foi "convidado a abraçar outro projeto", sem mencionar o clube brasileiro.

Rui Águas foi um atacante importante do futebol português entre o fim dos anos 80 e começo dos 90, com passagens por Porto e Benfica. Ele fez carreira na área técnica e foi auxiliar de Jesualdo Ferreira no Braga, entre 2003 e 2006. Em 2014 ele assumiu a seleção cabo-verdiana, mas pediu demissão em 2016 por causa de oito meses de salários em atraso. Voltou em agosto de 2018 e agora deixa a seleção em terceiro lugar no Grupo F das Eliminatórias para a Copa Africana de Nações de 2021.

Antonio Oliveira - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Antonio Oliveira trabalhou no Kuwait até março
Imagem: Reprodução/Instagram

O outro auxiliar será Antonio Oliveira, que trabalhou como assistente do Kazma, do Kuwait, até março. O treinador do time asiático era o ídolo português Toni, de grande passagem pelo Benfica e pela seleção local, mas que tinha mais função de manager, então o treinador na real era o filho, que havia atuado profissionalmente no Benfica B e clubes modestos do país, mas em 2013 passou a acompanhar Toni como assistente, com passagens por clubes de Irã e Eslovênia. Ele tem 37 anos e também assina até dezembro de 2020 com o Santos.

De volta a Portugal após o fim da passagem pelo Kazma, Antonio Oliveira fez participações em diversos programas de TV como comentarista. Em suas redes sociais ele postou o dia em que foi convidado para falar de futebol no "Canal 11". Curiosamente, a emissora portuguesa em que Jesualdo Ferreira atuava como comentarista desde que deixou o Al-Sadd, do Qatar, em abril. De lá também vem o terceiro membro português de sua comissão técnica no Santos: Pedro Bouças.

Pedro Bouças e Jesualdo Ferreira - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Pedro Bouças e Jesualdo Ferreira faziam comentários no Canal 11, que transmitiu o Campeonato Brasileiro em 2019
Imagem: Reprodução/Instagram

Aos 40 anos, Bouças fez história no futebol feminino português com cinco títulos nacionais como treinador do Benfica. Ele é um homem da universidade, formado em esportes, que criou um site chamado "Lateral Esquerdo", especializado em análises táticas, e escreveu o livro "Construir uma equipa campeã". Nos últimos anos se dedicou a análises de futebol na TV e na internet, observação de jogadores para clubes e agentes e foi professor de futebol em uma universidade de Lisboa, além de palestrante.

O Santos ainda não anunciou nenhum dos três nomes, pois a escolha é responsabilidade de Jesualdo Ferreira - o auxiliar fixo do Santos, que continua em 2020, é o ídolo Serginho Chulapa. O novo técnico, por sua vez, se despedirá de sua função de comentarista em um programa especial na sexta-feira, às 22h, na TV portuguesa.

A estreia santista no Campeonato Paulista será no dia 23 de janeiro, às 19h15, contra o Red Bull Bragantino.

Santos