O que Jesualdo deve manter e o que deve mudar no Santos de Sampaoli
O Santos mais uma vez foi ao mercado da bola por um nome diferente no comando técnico do clube. Depois do sucesso do argentino Jorge Sampaoli, o Peixe buscou o português Jesualdo Ferreira, multicampeão na carreira. O trabalho do treinador de 73 anos tem semelhanças, mas também diferenças importantes em relação às ideias do argentino.
Os dois prezam por um futebol ofensivo, com a posse da bola, com protagonismo e proposição de jogo. Sampaoli quase nunca abria mão de jogar com a maior posse de bola, mas Jesualdo já admite que pode optar por um jogo mais vertical, de chegada rápida ao ataque, caso não encontre as características que precisa para formar o seu esquema base: o 4-3-3.
O desenho tático, aliás, é outra diferença importante. O argentino não tinha um desenho mais fixo e muitas vezes colocava jogadores para atuar em posições "alternativas" para que servissem a um desenho diferente baseado no adversário. Foi assim com Veríssimo, Luan Peres, Jorge, Felipe Jonatan, Pituca, Sánchez, entre outros durante a temporada.
Já Jesualdo parte de um esquema bem definido para só depois mudar a forma de jogo. Em entrevista ao Canal 11, de Portugal, onde era comentarista, ele afirmou que seu desenho tático precisa de algumas peças importantes para funcionar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.