O que há por trás da suspensão do técnico que teve vídeo sexual vazado
Resumo da notícia
- Viralizou nas redes sociais nesta semana um vídeo íntimo do técnico do Málaga
- Víctor Sánchez del Amo tem 43 anos e é considerado promissor no futebol local
- Ele denunciou crime de violação da intimidade e extorsão antes do vazamento
- Málaga suspendeu o técnico, o que causou críticas de torcida e opinião pública
- Há teoria que põe o vídeo como "desculpa" do clube para afastar Sánchez
- Caso está sendo investigado, com suspeita de invasão hacker ao celular
Víctor Sánchez del Amo é considerado por muitos como um dos treinadores mais promissores do futebol espanhol. Ele trabalha desde 2015 e comanda atualmente o Málaga, depois de passagens por outros três clubes e uma trajetória vencedora como jogador de seleção e de clubes como o Real Madrid. Nesta semana, uma polêmica fez o técnico ser suspenso por tempo indeterminado pelo time da Segunda Divisão espanhola. O afastamento tem causado muita polêmica no noticiário esportivo e entre torcedores.
Na última terça-feira (7), viralizou nas redes sociais um vídeo em que Sánchez aparece com a camisa do Málaga em momento íntimo.
O argumento do clube para suspendê-lo é a espera pela conclusão das investigações, mas a decisão tem sido criticada. Isso porque o treinador, antes mesmo da proliferação das imagens, acionou a polícia para denunciar que estava sendo vítima de extorsão e crime contra a intimidade. A equipe de crimes cibernéticos da Polícia Nacional espanhola investiga como o conteúdo particular se tornou público e quem são as pessoas que tentavam tirar dinheiro de Víctor Sánchez por isso.
- Barça lidera o Campeonato Espanhol; veja tabela
A visão de muitos torcedores e formadores de opinião é que o técnico devia ser defendido pelo clube, e não colocado em posição de desconfiança.
"Existe uma denúncia que está em investigação e o que podemos dizer agora é que uma pessoa possivelmente foi vítima de um crime", relatou María Gámez, subdelegada do governo federal em Málaga. Uma das linhas de investigação é de uma invasão hacker ao celular do treinador.
Relação conturbada
Víctor Sánchez del Amo é técnico do Málaga desde abril do ano passado e tem contrato até o meio de 2020. O time não está bem, é só 16º colocado após 22 rodadas da Segunda Divisão do Campeonato Espanhol, duas posições acima da zona de rebaixamento e dez pontos atrás do grupo que se classifica para a segunda fase, ainda com chance de acesso. Nas últimas nove rodadas, só uma vitória.
O quadro piorou na última semana, depois de um empate contra o Oviedo, concorrente direto na tabela. Víctor Sánchez mostrou irritação pela movimentação do clube no mercado da bola: "Temos informação que o objetivo do clube é vender jogadores para fazer caixa e está claro que não podemos estar de acordo. A ideia é melhorar, não atrapalhar mais o time", disse, em crítica aos dirigentes.
Há uma teoria criada por torcedores e difundida em comentários de portais de que a diretoria do Málaga se irritou com as cobranças públicas do treinador e usou o vazamento do vídeo íntimo como desculpa para sacá-lo sem pagamento de multa rescisória e virar a opinião pública contra ele. Abdullah Bin Nasser Al Thani, acionista máximo e presidente do Málaga, postou uma mensagem enigmática no Twitter. Um dos trechos diz: "Seja forte e diga: 'eu errei'".
Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola, mostrou apoio a Víctor Sánchez: "A intimidade é um direito inviolável". May Catalina Trigo, esposa do treinador, também se posicionou: "Há pouca gente com a personalidade do Víctor e que diga as coisas com tanta clareza e educação. Eu, como sua mulher, não posso acreditar que, depois de sofrer extorsão por fazer o que quer em sua intimidade sem causar dano a ninguém, em vez de acusar os culpados querem mudar o que aconteceu".
Dúvidas sobre futuro
Víctor Sánchez del Amo fechou suas contas em redes sociais logo que foi anunciado o afastamento do Málaga. Ele era muito ativo no Twitter, em que são mais de 40 mil seguidores. A última postagem é exatamente o comunicado de que estava sendo alvo de crime e que o compartilhamento do vídeo em que ele aparece manipulando a genitália por parte de outros internautas também é um delito na Espanha.
Na internet, o treinador de 43 anos compartilhava momentos de sua vida dentro e fora do futebol. Há muitas fotos que mostram atividade frequente no ciclismo e em jogos de tênis, além de participação em cursos e palestras, inclusive sobre psicologia esportiva e coaching, além da parte de treinamento.
Além do Málaga, com o qual está vinculado até junho, Sánchez também já trabalhou por Real Bétis, Olympiacos-GRE e Deportivo La Corunã, que foi justamente o clube em que jogou mais tempo durante a carreira, entre 1999 e 2006. Ele participou do único título nacional da história do time, em 1999/2000. Nascido na capital espanhola, começou a carreira no Real Madrid, estreou profissionalmente em 1996 e parou em 2008, aos 32 anos, no Elche.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.