Como Vanderlei Luxemburgo quer mudar o estilo de jogo do Palmeiras
Vanderlei Luxemburgo trabalhou um conceito à exaustão nos treinos do Palmeiras durante esta primeira semana de pré-temporada. Ao lado de Maurício Copertino, o seu auxiliar, o treinador cobra dos jogadores uma marcação pressão tão logo a equipe perca a bola.
É com esse intuito que vários trabalhos são organizados em espaço reduzido, onde dois times são divididos e o que está sem a bola normalmente tem menos jogador, para forçar que cada atleta corra ainda mais para recuperar a bola.
Ao mesmo tempo, outro conceito de jogo é introduzido para os que estão com a bola. Cada atleta pode dar no máximo três toques. Neste caso, o espaço reduzido serve para o atleta ter ainda menos tempo de pensar e precisar sempre se deslocar para dar opção de passe para o companheiro.
Luxemburgo é a favor que a imprensa acompanhe todo o trabalho e, por toda a semana, deixou que os jornalistas gravassem toda a movimentação. Copertino democratiza ainda mais o acesso a seus conceitos com posts de fotos e vídeos em suas redes sociais.
O desafio para jogar neste estilo é manter a intensidade durante os 90 minutos. Com o passar dos dias, os atletas vão fazendo cada vez mais atividade que atinja um índice de cansaço do mesmo nível de uma partida.
Além dos conceitos táticos e técnicos, Luxemburgo tem trabalhado também no entrosamento do seu grupo e, para isso, usa da experiência e do bom humor, com treinos lúdicos.
Na próxima semana, durante a preparação para a Florida Cup, o Palmeiras terá atividades em dois períodos por alguns dias. Nos dias 15 e 18, o Alviverde vai enfrentar o Atlético Nacional, da Colômbia, e o New York City FC, dos Estados Unidos.
A ideia de Luxemburgo é rodar o máximo possível seu elenco e há até a possibilidade de trocar todos os jogadores no intervalo. A estreia no Paulistão está marcada para o dia 22, contra o Ituano.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.