Novo CT do Bahia receberá 'vizinhança' pra peladas e terá horta comunitária
Resumo da notícia
- Bahia receberá comunidades vizinhas para peladas no novo CT
- Clube também fará uma horta comunitária dentro da Cidade Tricolor
- Tanto atletas como a comunidade serão abastecidos com os alimentos
- "Vai ter muita integração com a comunidade", disse o presidente
Além de permitir que torcedores se hospedem nos quartos de seus ídolos, a Cidade Tricolor, novo CT do Bahia inaugurado no sábado (11), carrega consigo outras curiosidades, de certa forma, inovadoras. O Centro de Treinamento Evaristo de Macedo contará com uma horta comunitária e receberá, em um dos campos da base, peladas para as comunidades vizinhas - de Dias D'Ávila e Camaçari.
Para viabilizar a horta - que abastecerá não só a comunidade, mas também os atletas -, o presidente Guilherme Bellintani visitou no último mês de dezembro a Feira de Agricultura Familiar, na Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro), em Salvador. A Secretaria da Agricultura também esteve no CT para analisar o projeto, que será iniciado em breve.
A horta ficará atrás de um dos campos da base, e as pessoas das comunidades que fizerem parte do projeto terão acesso normal à Cidade Tricolor, como qualquer pessoa do clube.
"A horta ainda vai começar a ser preparada, junto com a comunidade. Qual o propósito? A gente está trabalhando com o pessoal de Agricultura Familiar, que tem muita experiência... Temos o solo muito ruim aqui, então faremos um trabalho de recuperação, junto com a comunidade, e ali serão plantados e cultivados todo alimento para consumo dos nossos atletas e distribuição à comunidade, toda parte de hortifruti. Faremos o cultivo aqui, junto com membros da comunidade, para fazer essa integração", disse o presidente em entrevista ao UOL Esporte.
O novo CT tricolor tem 304.487 m², sendo que pouco mais da metade da área foi urbanizada. "A horta é dentro do CT, no nosso terreno. Temos 300 mil metros, mas só urbanizamos 180. 120 é para expansão. Estamos fazendo a horta dentro dessa área ainda não urbanizada", explica.
Além da horta, outra 'parceria' com a comunidade vizinha são os babas - como são chamadas as peladas na Bahia. O clube irá separar um dia de cada mês para que seus vizinhos joguem bola em um dos campos que treinarão as categorias de base.
"Também vamos fazer a pelada da comunidade, uma vez por mês, e vai ter muita integração, como também prioridade de contratação de mão de obra local", completa o presidente.
* repórter viajou a convite do Esporte Clube Bahia
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.