Quais respostas os 4 grandes de SP têm de dar na busca do título estadual?
O Campeonato Paulista vai começar na próxima quarta-feira (22) com quatro partidas e muitos questionamentos sobre os maiores times do estado. Durante a disputa da competição, Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo, favoritos ao título, terão de dar respostas às dúvidas surgidas neste início de temporada, com três deles apresentando o trabalho de novos treinadores.
Diante das incertezas e também da alta expectativa em relação aos resultados desses times, o UOL Esporte listou os maiores questionamentos em relação aos trabalhos de Tiago Nunes, Vanderlei Luxemburgo, Jesualdo Ferreira e Fernando Diniz, respectivamente —Diniz é o único remanescente da temporada passada, mas comanda o Tricolor pela primeira vez em uma pré-temporada.
O primeiro grande a estrear no Paulistão é o Palmeiras, que enfrenta o Ituano fora de casa na quarta-feira (22) às 19h15. No mesmo dia, o São Paulo recebe o Água Santa no Morumbi. O confronto começará às 21h30. No dia seguinte, o Santos mede forças com o Red Bull Bragantino na Vila Belmiro, às 19h15. Mais tarde, às 21h30, Corinthians e Botafogo duelam na Arena Corinthians.
CORINTHIANS
Vai faltar elenco durante a campanha?
Na busca pelo inédito tetracampeonato estadual, o Corinthians entrará na disputa do Paulistão com um elenco reformulado. Clayson, Júnior Urso, Manoel e Sornoza deixaram o clube, enquanto Ralf e Jadson não estão nos planos de Tiago Nunes. O time deu uma resposta positiva nos dois jogos da Florida Cup, sobretudo no meio-campo de criação, com as atuações de Camacho e Cantillo. O ponto fraco do Corinthians pode ser justamente a falta de peças de reposição do elenco que atendam ao que Nunes espera, especialmente em relação a sua dupla de volantes. Há um desnível técnico.
DNA defensivo deixará saudade?
O discurso de Tiago Nunes e as atuações do Corinthians contra New York City e Atlético Nacional não deixam dúvidas. O time alvinegro terá uma postura distinta em relação aos últimos anos, moldados no DNA marcado pela solidez defensiva e economia de gols no ataque. Com essa receita, o time se tornou o maior vencedor de títulos na década do futebol. O desafio agora é se manter na rota de conquistas com outra filosofia de jogo depois das passagens históricas de Mano Menezes, Tite e Fábio Carille. Uma eventual sequência de tropeços faria o coração da torcida balançar?
Boselli, Gustagol ou Love no ataque?
Persiste a dúvida da temporada passada. Qual dos três atacantes será o responsável por comandar o setor ofensivo do Corinthians? O argentino Boselli, depois de passar a maior parte de 2019 na reserva, ganhou chances como titular na Florida Cup. Gustavo foi testado no segundo tempo da partida contra o New York City. Love, diante do Atlético Nacional. Mas nenhum dos três foi bem. Boselli e Love perderam muitos gols contra o time colombiano. A perspectiva de Nunes é que seu time crie muitas oportunidades via um jogo dinâmico. Os matadores precisam se apresentar.
PALMEIRAS
Luxemburgo está ultrapassado?
De volta ao Palmeiras depois de 11 anos, Vanderlei Luxemburgo tem grandes desafios pela frente. O primeiro é ajudar a encerrar um jejum de títulos estaduais. O último foi conquistado em 2008, quando ele mesmo comandava o time. O segundo é mostrar que ainda pode mostrar o desempenho de outros tempos, do tipo que o levou ao topo no futebol nacional. Desde que deixou o Palmeiras em 2009, o treinador não conseguiu o mesmo destaque ou resultados expressivos no futebol brasileiro. Agora, de volta à equipe que brilhou tanto, pode dar a volta por cima, sucedendo nomes como Luiz Felipe Scolari e Mano Menezes. Com a incumbência dada pelo presidente Maurício Galiotte de fazer o Palmeiras praticar um futebol mais ofensivo.
Nova tática de montagem de elenco vai dar certo?
Ao contrário da postura das últimas cinco temporadas, o Palmeiras adotou a estratégia de enxugar o elenco e gastar pouco no mercado da bola, apostando muito nos garotos da base. Até aqui, por exemplo, Thiago Santos, Borja, Deyverson e Carlos Eduardo deixaram o clube. Gustavo Scarpa também pode sair. Em contrapartida, o clube ainda não contratou ninguém —Luxa afirma que espera reforços pontuais, de "tiro certo". Apenas um nome é alvo do clube no momento: o atacante Rony, do Athletico-PR.
Lucas Lima dará resposta?
A terceira temporada de Lucas Lima no Palmeiras vai começar de forma diferente. O meio-campista, ao que tudo indica, começará 2020 como titular, como grande aposta de Luxemburgo para o setor. Alvo de desconfiança por parte dos torcedores palmeirenses, o meia pode, enfim, mostrar o futebol que o fez ser destaque do Santos no passado e lhe rendeu um salário milionário. Dudu precisa de apoio na articulação da equipe.
SANTOS
Jesualdo vai fazer o santista esquecer Sampaoli?
O técnico português chega à Vila Belmiro com um grande desafio pela frente: substituir o aclamado Jorge Sampaoli, que levou o Santos ao vice-campeonato brasileiro na temporada passada, com um futebol elogiado inclusive por muitos concorrentes. Menos badalado, mais experiente, Jesualdo terá de afastar essa sombra para ajudar o Santos a conquistar o Paulistão depois de quatro anos.
Como time se comportará com mudanças na zaga?
Além de um novo comandante, o Santos também precisará se adequar à nova realidade do elenco. O clube perdeu quatro peças do setor defensivo: o goleiro Vanderlei, os laterais Victor Ferraz e Jorge, além do zagueiro Gustavo Henrique. Lucas Veríssimo, sondado por times europeus no fim de 2019, também pode sair. Jesualdo, dessa forma, dará início a uma nova etapa defensiva da história do Santos.
Meninos da Vila terão espaço?
Não faltam exemplos para mostrar toda a tradição do Santos em revelar grandes jogadores. Foi assim com Diego e Robinho em 2002, Neymar e Ganso em 2009, Gabigol em 2013 e Rodrygo mais recentemente. Na chegada ao Santos, Jesualdo Ferreira deu mostras que irá utilizar os jovens para tentar repetir a fórmula de sucesso —essa é a expectativa do presidente José Carlos Peres. Uma das apostas dos santistas é o atacante Kaio Jorge, campeão mundial sub-17 no ano passado.
SÃO PAULO
Diniz vai enfim ter sucesso na elite?
Técnico que coleciona fãs apaixonados e "haters" raivosos, o técnico Fernando Diniz busca estabilidade nunca encontrada em um clube grande. Com breves passagens por Athletico-PR e Fluminense nas últimas duas temporadas, o treinador ainda é visto com desconfiança por muitos torcedores, embora, segundo ele, o time já tenha a sua cara — ele chegou ao São Paulo no fim de setembro.
Pato e Hernanes vão se recuperar?
Dois jogadores serão fundamentais na campanha do São Paulo no Paulistão: Hernanes e Alexandre Pato. A dupla voltou ao clube do Morumbi na temporada passada em condições similares. Ambos não tiveram pré-temporada e não conseguiram corresponder às expectativas dos torcedores, tampouco repetir as boas atuações do passado. Os dois, inclusive, se reuniram para tentar entender como solucionar problemas em comum. Agora, espera-se que diante de um aprimoramento físico e um período maior de adaptação, os dois atletas tenham mais condições de brilhar e ajudar o time. Para um clube que não contratou neste mercado da bola, Hernanes e Pato seriam 'reforços' de peso.
A torcida terá paciência (em meio a jejum de títulos)?
O São Paulo tentará colocar ponto final num incômodo jejum de títulos, que já dura sete anos —o último foi o da Copa Sul-Americana 2012. No Estadual, são 14 anos sem conquistas. Diante desse cenário, a paciência dos torcedores está curta. Jogadores e dirigentes, por vezes, recebem vaias vindas das arquibancadas. Agora, com um elenco robusto e repleto de jogadores experientes, como Daniel Alves, o São Paulo busca a calmaria com um novo título estadual.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.