Por que os grandes do Rio marcaram só um gol em 360 minutos de futebol
Uma média de 0,25 gol por jogo. Foi esse o retrospecto somado de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco pela rodada de estreia no Campeonato Carioca. Em quatro partidas, apenas o Tricolor balançou a rede, no triunfo por 1 a 0 sobre a Cabofriense, ontem (19), em Saquarema. Nenê marcou o gol da vitória.
O que explica tamanha falta de eficiência na hora de estufar as redes? Em termos gerais, os clubes decidiram poupar os jogadores titulares, casos de Botafogo e Flamengo. O Fluminense, por sua vez, sofreu com desfalques. Único que teve força máxima foi o Vasco, que escalou os promissores Talles Magno e Marrony ao lado de seu badalado reforço, Germán Cano. A equipe pressionou, mas tropeçou em São Januário.
O desentrosamento aliado à falta de ritmo para elencos recém-saídos da pré-temporada também são fatores para se considerar. Mas suas torcidas só esperam que os elencos não demorem muito para acelerar. Será que ainda vão ver bom futebol pela Taça Guanabara?
O Flu, que contratou Odair Hellmann para a vaga ocupada por Marcão até o fim de 2019, teve a estreia do volante Hudson e do atacante Felippe Cardoso. Os três pontos foram assegurados já nos minutos finais, em boa trama de Nenê com o próprio Hudson. Mas foi uma partida em que o time das Laranjeiras se deparou com alguns obstáculos.
Já o Flamengo, ficou no empate em 0 a 0 com o Macaé, no Maracanã, no sábado. O Rubro-Negro começou o Estadual com uma equipe recheada de jovens, uma vez que o elenco principal permanece de férias devido à disputa do Mundial de Clubes. Desta forma, alguns jogadores do elenco profissional que não tiveram muitas chances em 2019 e parte do grupo Sub-20 estão atuando no Carioca —a torcida, em sua maioria, foi compreensiva com a falta de gols.
Até mesmo o técnico Jorge Jesus ainda não retornou e Maurício Souza, também do Sub-20, é quem está dando as ordens à beira do gramado.
Em São Januário, o Vasco encarou o Bangu e também ficou no empate sem gols. A equipe cruzmaltina teve a estreia do técnico Abel Braga, contratado para ocupar a vaga de Vanderlei Luxemburgo, e do atacante argentino Cano, único reforço até o momento para a temporada 2020.
Após a partida, os jogadores lembraram o pouco tempo que tiveram de pré-temporada até o primeiro desafio no Estadual. O treinador, inclusive, já indicou que deve usar outro time no clássico com o Flamengo, quarta-feira, como forma de planejamento para este começo de ano.
Já o Botafogo foi o único dos times de maior investimento a ser derrotado. O Alvinegro também adotou uma "equipe alternativa" para as duas rodadas iniciais, comandado pelo auxiliar Bruno Lazaroni, enquanto o restante do elenco permaneceu com Alberto Valentim, no Espírito Santo, mantendo o programado para a pré-temporada.
Assim, o Botafogo também foi a campo diante do Volta Redonda com muitos jovens, o que se repetirá amanhã (21), contra o Madureira.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.