Topo

Sub-20 do Fla agrada em "vestibular", mas sofre com espaço no time de Jesus

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

30/01/2020 04h00

A disputa do Mundial de Clubes forçou o Flamengo a retardar o início das férias e resultou em uma rara oportunidade para jovens formados na casa. Sem seus principais nomes, o time iniciou o Carioca representado por um grupo recheado de jovens, que sairá de cena após uma espécie de "vestibular" para o retorno dos astros.

Em quatro jogos, os meninos obtiveram duas vitórias, um empate e somaram uma derrota contra o rival Fluminense. A participação foi elogiada internamente, mas a vida dos garotos não será moleza daqui para frente. Ainda que muitos tenham ganho pontos valiosos nas avaliações de Jorge Jesus, não há espaço de sobra disponível no time principal.

Ao passo que nomes como Hugo Moura, Gabriel Batista, Lucas Silva e Vinícius Souza já trabalhavam às ordens do português, alguns outros despontaram bem nesta arrancada inicial, casos de Matheuzinho, Bill, Ramon, Yuri e Rodrigo Muniz. O bom desempenho, contudo, não é garantia de uma brecha ao lado de Arrascaeta, Gabigol, Bruno Henrique e companhia.

Atacante Yuri Cézar é formado nas divisões de base do Flamengo - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Atacante Yuri Cézar é formado nas divisões de base do Flamengo
Imagem: Reprodução/Instagram

"As escolhas ficam com o Mister. Não há ninguém mais capacitado que ele hoje. Ele viu os jogos, acho que vai estar bem ciente das escolhas que vai fazer", apontou o técnico Maurício Souza, responsável por comandar o time neste primeiro momento.

Preocupado com o calendário apertado e o tempo enxuto de preparação, o Mister mudou os planos e começará a lançar alguns de seus craques já na competição estadual. No planejamento do português está o aproveitamento de até uns três atletas que passaram com mais louvor neste "vestibular". Os nomes dos "aprovados" deverão ser conhecidos em breve.

"Saio extremamente satisfeito com o que a equipe produziu na maior parte dos jogos. Foram confrontos pesados com equipes mais fortes fisicamente. A gente veio representar um trabalho que todos conhecem. É um trabalho de excelência que a base do Flamengo faz. Ela não dá só retorno competitivo, mas também financeiro", apontou Souza.

Técnico Maurício Souza orienta jovens do Flamengo em treino no Ninho - Alexandre Vidal / Flamengo - Alexandre Vidal / Flamengo
Técnico Maurício Souza orienta jovens do Flamengo em treino no Ninho
Imagem: Alexandre Vidal / Flamengo

Após o revés ante o Tricolor, o Rubro-negro informou que João Lucas, Rafael Santos, Dantas, Hugo Moura, Vinícius, Pepê, Lucas Silva, Gabriel Batista, Bill, Thiago Santos e Hugo Souza ganharão dois dias de folga antes de se reapresentarem para Jesus. Essa lista, contudo, não garante passaporte carimbado entre os eleitos pelo comandante. Como a maioria destes já estourou a idade para defender a base, o caminho natural será emprestar os que não deverão ter vez.

Lázaro fura a fila
Lázaro, jovem jogador do Flamengo, corre ao lado do técnico Jorge Jesus - Marcelo Cortes / Flamengo - Marcelo Cortes / Flamengo
Lázaro, jovem jogador do Flamengo, corre ao lado do técnico Jorge Jesus
Imagem: Marcelo Cortes / Flamengo

Tido como o maior talento das categorias inferiores do clube desde a ascensão de Reinier, Lázaro já furou a fila e trabalha com o grupo principal do Flamengo. O jovem de 17 anos seria utilizado nestes jogos do Carioca, mas uma lesão no joelho fez com que o plano fosse abortado. Por outro lado, o jovem finaliza a sua recuperação com os profissionais e está sendo observado diariamente pela comissão técnica.