Topo

Fluminense

Odair vê dificuldade para criar em derrota: "Não vamos achar que é normal"

Odair lamentou derrota do Fluminense no Campeonato Carioca - Lucas Merçon/ Fluminense F.C.
Odair lamentou derrota do Fluminense no Campeonato Carioca Imagem: Lucas Merçon/ Fluminense F.C.

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

01/02/2020 22h49

O Fluminense sofreu apenas sua primeira derrota em 2020, mas Odair Hellmann mostrou insatisfação com a atuação tricolor. O resultado adverso de 1 a 0 para o Boavista no Maracanã, para o treinador, se deve a dificuldade de sua equipe para criar, o que não lhe agradou. Ainda assim, ele avaliou o início como positivo.

"Derrota não é situação que gostaríamos, não vamos achar que é normal. Isso está dentro do grupo, mas sabe que dentro de um processo de construção de equipe oscilações vão acontecer, temos que estar preparados para ter equilíbrio", opinou.

A situação do Flu ainda é confortável no Carioca. Com 12 pontos, o Tricolor segue com a melhor campanha da competição e na liderança do Grupo B. Além da invencibilidade, a equipe perdeu a chance de se classificar antecipadamente.

"Não nos deu a classificação ainda, é uma sequência difícil, é ruim para todos os times, estamos tendo que mexer bastante, tudo isso não vai dando consistência, dificultando mais o entrosamento. Mas penso que dentro desses cinco jogos o saldo é positivo. Temos que continuar fortes com o que produzimos de bem e o que tivemos dificuldade trabalhar para evoluir e encontrar situações diferentes para esse tipo de jogo", disse.

De maneira sucinta, Odair também confirmou que o meia Paulo Henrique Ganso está fora da estreia do Fluminense na Copa Sul-Americana, na terça-feira, às 21h30, no Maracanã, contra o Union La Calera, do Chile. Para este jogo, o treinador deve ter pela primeira vez seu ataque titular à disposição: Caio Paulista, Marcos Paulo e Evanílson.

"Nem uso a palavra laboratório, é o tempo que todos têm. Flamengo que está usando de forma diferente. Botafogo usou dos dois primeiros jogos. Nós não. Com a perda de muitos jogadores e a vinda de outros diferentes, precisávamos jogar e treinar o máximo de tempo juntos para se fortalecer, criar ideia de time. Mas vão acontecendo coisas que não estão previstas. Tínhamos uma ideia inicial, mas os jogadores se machucaram. Talvez estavam dentro da vontade, com a pressa que tínhamos, acabam acelerando os processos. Jogadores que demoraram a ser inscritos... Então é com calma, tranquilidade, sabendo desses processos todos. Que bom que a gente conseguiu os 4 primeiros resultados".

Apesar de não considerar o resultado normal, Odair sabe que o Flu pode tirar lições da derrota. Por isso, avalia que o importante nesse momento é seguir em evolução.

"Temos e vamos evoluir, time vai crescer em todos os aspectos, não se constrói uma equipe sólida sem visualizar, saber que companheiro está fazendo movimento com 20 dias de treino. Não é assim. Vitória gera confiança para pudesse pontuar como pontuamos. Derrota hoje é aprendizado para melhorar aspectos que tivemos dificuldade e análise da equipe", declarou.

O foco, entretanto, é na Sul-Americana, grande objetivo do Fluminense em 2020. O treinador quer que a equipe vire a página para a competição continental.

"Poucos momentos conseguimos jogadas técnicas e criar volume. Tivemos boa posse, boa troca de passes, mas desse volume não conseguiu produzir o que faz diferença no futebol, que são situações perigosas. Nos próximos jogos buscar essas evoluções, são aprendizados. Quando enfrentar em outra partida, buscar outras soluções. Grupo está triste pela derrota, mas amanhã temos que trabalhar de manhã porque terça temos decisão de Sul-Americana", afirmou.

Fluminense