Com Nenê inspirado, Flu vence Botafogo e define semis. Valentim balança
Quem ainda tem preconceito com os 38 anos de Nenê talvez possa rever seus conceitos após o clássico de hoje no Maracanã (8). Jogando o fino da bola, o meia fez dois golaços e comandou a vitória do Fluminense por 3 a 0 sobre o Botafogo pela Taça Guanabara. O outro foi do estreante Wellington Silva. De quebra, o técnico alvinegro Alberto Valentim ficou na corda bamba.
O resultado deixou definido o cruzamento do Tricolor com o rival Flamengo na semifinal, em jogo que acontecerá na próxima quarta-feira (12). Na outra chave se enfrentam Boavista e Volta Redonda. O Botafogo e o Vasco são os grandes que foram eliminados na fase de grupos.
Muito pressionado
Alberto Valentim já vinha sendo criticado em rodadas anteriores. No desembarque do reforço Honda e também na apresentação do meia japonês, o treinador foi lembrado e a torcida pediu sua saída. No clássico de hoje, o técnico foi xingado nos dois tempos. A situação se tornou complicada.
Melhor campanha
Com a vitória sobre o Botafogo, o Fluminense carimbou o rótulo de melhor campanha da fase de grupos da Taça Guanabara com 15 pontos conquistados. Foram cinco vitórias e uma derrota.
O melhor - Nenê
Dessa vez ficou fácil escolher o melhor em campo. Alguém duvida que o título é do experiente Nenê? Dois golaços e uma maestria para comandar o meio de campo tricolor, provando que seus 38 anos não são problema.
O pior - Defesa do Botafogo
Um horror! Principalmente o setor esquerdo. O lateral-esquerdo Danilo Barcelos, ex-Vasco, por exemplo, sofreu dois gols por seu lado. Os zagueiros também não se encontraram em campo e, no terceiro tento, assistiram passivamente a troca de passes.
Fluminense - Domínio e pressão
Depois de alguns poucos minutos em que ficou mais recuado, o Fluminense conseguiu dominar as ações da partida e construir a vitória em uma atuação segura. No primeiro tempo, as jogadas pelas pontas funcionaram e o time contou com o Nenê inspirado. Na etapa final, com boa vantagem no placar, diminuiu um pouco o ritmo, mas, ainda assim, construiu oportunidades de ampliar o marcador.
Botafogo - falhas em diversos setores
O time alvinegro até começou bem, colocando ainda uma bola na trave em cobrança de falta de Danilo Barcelos. Porém, rapidamente se perdeu e viu o Flu comandar o jogo. O lado esquerdo da defesa não funcionou e o meio de campo deu muitos espaços. Isolado, o ataque pouco construiu. Quando o Flu diminuiu o ritmo, o Botafogo até conseguiu chegar mais próximo ao gol, mas esteve longe de mostrar força por, ao menos, o empate.
Golaços de Nenê
Nenê assinou duas pinturas no Maracanã. A primeira, aos 9 minutos da etapa inicial, quando Gilberto foi à linha de fundo, cruzou e Nenê pegou de primeira, no ângulo. Que golaço!
O outro foi aos 19 do primeiro tempo, quando Wellington Silva tocou para o meia, que dominou e deu sua conhecida "chapada no canto".
No segundo tempo ele foi substituído por Paulo Henrique Ganso.
Reestreia com pé direito
Quem fez sua reestreia com pé direito no Fluminense foi o atacante Wellington Silva, que deu uma assistência e deixou o dele, o terceiro do Fluminense.
Honda na área
O meia japonês Honda, reforço do Botafogo, esteve no Maracanã na tarde de hoje (9), para acompanhar o clássico entre o time alvinegro e o Fluminense. O jogador chegou com a partida em andamento, quando o Tricolor já vencia por 2 a 0.
Na tribuna de honra do estádio, o jogador presenciou o terceiro gol do rival, marcado por Wellington Silva, e ainda viu mais um do adversário, feito por Evanilson, mas que foi anulado após checagem do VAR, que constatou impedimento.
Fluminense x Botafogo
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 3 X 0 BOTAFOGO
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Data: 09 de fevereiro de 2020, domingo
Horário: 16h (horário de Brasília)
Árbitro: João Batista de Arruda
Assistentes: Carlos Henrique Cardoso de Souza e Diego Luiz Couto Barcelos
Cartões amarelo: Igor Cássio (Botafogo)
Gols: Nenê, do Fluminense, aos nove minutos do primeiro tempo; Nenê, aos 19 minutos do primeiro tempo; Wellington Silva, aos 37 minutos do primeiro tempo
Fluminense: Muriel, Gilberto, Luccas Claro, Digão e Egídio; Henrique, Yuri (Fernando Pacheco) e Nenê (Ganso); Wellington Silva (Caio Paulista), Marcos Paulo e Evanilson
Técnico: Odair Helmann
Botafogo: Gatito, Federico Barrandeguy (Thiaguinho), Marcelo Benevenuto, Cali e Danilo Barcelos; Cícero (Igor Cássio), Caio Alexandre (Alex Santana), Baruno Nazário, Warley, Luis Henrique e Pedro Raúl
Técnico: Alberto Valentim
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.