"Vamos jogar pelo futebol brasileiro", diz Athletico-PR antes da Supercopa
"Cada vitória do Furacão é uma vitória contra um sistema que sufoca a maioria dos nossos clubes", diz o texto que abre o primeiro episódio da série "Furacão em campo pelo futebol brasileiro", publicada hoje (15), véspera do jogo contra o Flamengo pela Supercopa do Brasil 2020, que reúne os campeões da Copa e do Campeonato brasileiros.
Questionando o modelo de divisão de cotas de TV e apontando como caminho o investimento na base - "resgatando a origem do futebol brasileiro: investir na formação de atletas" - o vídeo propaga o Furacão como a antítese de um sistema que promove a desigualdade entre os clubes e que, na visão atleticana, deveria ser reforçado por todos os clubes da Série A.
"O Athletico faz parte da competição. O Corinthians e o Flamengo não jogam sozinhos. Então deveriam fazer um campeonato Corinthians x Flamengo. E não é assim. O torcedor que gosta de futebol compra o pay-per-view compra para ver o campeonato. O que nós batalhamos é para que se tenha uma divisão igual à da Inglaterra. Dentro da competição, qual a diferença entre Fortaleza e Flamengo? A competição é a competição e é ela que deveria ser valorizada", argumentou Mauro Holzmann, diretor de relações institucionais do Furacão.
Além da discussão pela divisão de cotas igualitária entre os clubes, seja qual a fonte de receita da TV (aberta, fechada ou PPV), o Athletico também tenta vender a ideia de que investe na base com uma ideia "do jeito brasileiro de jogar futebol", nas palavras de João Paulo Medina, da Universidade do Futebol e parceiro do Athletico na gestão do futebol. O vídeo, de aproximadamente 10 minutos e divulgado nas redes sociais, termina dizendo que "uma vitória [sobre o Flamengo] é mais que a conquista de outro troféu para o próprio Athletico; neste domingo, nós vamos jogar pelo futebol brasileiro".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.