Resumo da notícia
- Jorge Jesus já soma três títulos pelo Flamengo, entre eles a Libertadores
- Além do Brasileiro, português também conquistou a Supercopa do Brasil
- Jorge Jesus já é o maior técnico da história do Fla? Blogueiros opinaram
- "Sim! O que ele fez dentro de campo foi surreal", analisa Benja
- Mauro Cezar: "Não, obviamente. O Flamengo não foi fundado em 2019"
Jorge Jesus foi anunciado como técnico do Flamengo no dia 1º de junho de 2019. Desde então, em pouco mais de oito meses de trabalho, o português conquistou três títulos, sendo dois de extrema relevância (Campeonato Brasileiro e Copa Libertadores).
O último deles foi conquistado ontem (16): a Supercopa do Brasil, com um sonoro 3 a 0 sobre o Athletico Paranaense, atual campeão da Copa do Brasil.
Além dos títulos, o desempenho da equipe e a superioridade em relação aos demais adversários vêm colocando Jorge Jesus em um patamar cada vez mais elevado.
Mas será que o português já pode ser considerado o maior técnico da história do Flamengo? Veja o que pensam os blogueiros do UOL Esporte.
ANDRÉ ROCHA
Não. É Carlinhos "Violino". Pela história como jogador do clube, inclusive entregando a chuteira para o jovem Zico ao se aposentar em 1969. Só vestiu uma camisa.
Depois pela lealdade ao aceitar voltar a ser funcionário do Flamengo sempre que deixava de ser treinador.
Figura ímpar, referência de outros casos parecidos, como Jayme de Almeida e Andrade.
Sem contar os títulos nacionais - três cariocas, dois Brasileiros- e a Copa Mercosul de 1999.
Jorge Jesus pode se tornar o técnico mais vencedor no clube, mas é impossível superar a história do "Violino".
Leia o blog do André Rocha.
ANDREI KAMPFF
Nessas escolhas corremos sempre o risco de esquecer a história. Coutinho tem 16 títulos e com um trabalho tático genial foi decisivo na construção da equipe mágica do Flamengo nos anos 80. Carpegiani tem Libertadores e Mundial, e também foi importante para a geração de Zico. Jesus tem um excelente início de trabalho, e já construiu uma história gigante. Mas, ainda acho que falta mais tempo de camisa para se tornar o maior de todos. Mas está nesse rumo.
Leia o blog Lei em Campo.
BENJA
Sim! O que ele fez dentro de campo foi surreal! Numa época em que se questiona até times que são campeões, ele venceu, convenceu, e com o seu carisma e simpatia conquistou a torcida do Flamengo! Sua intensidade dentro de campo é a mesma fora dele!
Leia o blog do Benja.
JUCA KFOURI
Impossível dizer. Maior que Zagallo com a história que tem no futebol mundial?
Que Coutinho que preparou o Flamengo campeão mundial?
Que Carlinhos Violino de tantos títulos?
Que Fleitas Solich, estrangeiro como Jesus e que também bagunçou o coreto?
Nem tanto ao mar, nem tanto à terra!
Vamos esperar pelo bicampeonato mundial?
Leia o blog do Juca.
MARCEL RIZZO
Não. Pode vir a ser, mas acho que Jesus deixará o clube antes disso.
Leia o blog do Marcel Rizzo.
MAURO CEZAR
Não, obviamente. Um dos maiores, já é, sim. Mas o Flamengo não foi fundado em 2019.
Leia o blog do Mauro Cezar.
MENON
Não, ainda não. Comparações históricas são difíceis, os valores do futebol mudaram muito. Ser tricampeão carioca nós anos 40 e 50 eram feitos extraordinários. Flávio Costa e Fleitas Solich conseguiram. E Cláudio Coutinho comandou o grande time de Zico, campeão mundial, que Jesus não conseguiu. Importante notar que a ascensão atual do Flamengo não parece ter teto, o que, certamente, pode levar Jesus ao topo.
Leia o blog do Menon.
PERRONE
O mais prudente é que se espere o final de sua trajetória no clube para uma análise mais justa. Na minha opinião, o português tem grande chance de se transformar no maior da história, mas, no momento em que ainda desenvolve seu trabalho, não ocupa este posto. Aproveitando a deixa, segue a lista dos quatro maiores treinadores da história do Flamengo até este momento na minha opinião:
1° Fleitas Solich
2° Cláudio Coutinho
3° Carlinhos
4° Jorge Jesus.
Leia o blog do Perrone.
RODRIGO MATTOS
Não. O maior técnico da história do Flamengo é Cláudio Coutinho que montou a base do time campeão de tudo na década de 80. Jorge Jesus já está em segundo lugar juntamente com Carlinhos, bicampeão brasileiro, além de outros títulos. Se tiver mais uma temporada vitoriosa como ano passado, Jesus pode ameaçar Coutinho.
Leia o blog do Rodrigo Mattos.
RENATO MAURÍCIO PRADO
Em termos de títulos, ainda não. Carpegianni ganhou, em sequência, Libertadores, Estadual, Mundial e Brasileiro. Jorge Jesus pode superá-lo na atual temporada, tornando-se bicampeão do Brasileiro e da Libertadores e, quem sabe, até campeão do Mundial (além de poder ganhar também a Copa do Brasil).
Em termos do trabalho, da transformação tática do time e de alguns jogadores, entretanto, Jesus já pode, sim, ser considerado o maior. O que ele fez nesses primeiros oito meses de trabalho está de fato em "outro patamar", para usar a expressão tão em moda atualmente. Sob esse prisma, é justo considerá-lo, desde já, o melhor treinador da história rubro-negra.
Leia o blog do Renato Maurício Prado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.