Topo

Golaço pela Taça Guanabara mostra como dupla Gabigol e Pedro pode funcionar

Gabigol e Pedro, atacantes do Flamengo, durante final da Taça Guanabara, contra o Boavista - Alexandre Vidal & Paula Reis / Flamengo
Gabigol e Pedro, atacantes do Flamengo, durante final da Taça Guanabara, contra o Boavista Imagem: Alexandre Vidal & Paula Reis / Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

23/02/2020 12h00

A final da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, serviu para o técnico Jorge Jesus fazer alguns testes na equipe do Flamengo. Dentre as escolhas do treinador para esta partida, em que poupou jogadores visando o segundo jogo da Recopa Sul-Americana, teve uma experiência inédita: pela primeira vez utilizou Gabigol e Pedro como titulares no setor ofensivo - atuaram ao lado de Vitinho e Michael.

A dupla já havia atuado junto em oportunidades anteriores nesta temporada, mas, em todas, Pedro havia saído do banco de reservas. E a então disputa pela vaga de "camisa 9" tem dado indícios de que pode se tornar uma boa parceria.

O gol que fez com que o Flamengo conquistasse a Taça Guanabara, na virada sobre o Boavista por 2 a 1, foi de Gabigol, após passe de Pedro.

Entre elogios e análises sobre a dinâmica de atuação, Jorge Jesus deu indícios de que os dois podem estar lado a lado na equipe titular novamente, mas apontou que o ex-tricolor ainda precisa se adaptar a alguns pontos da equipe rubro-negra. Com a lesão de Bruno Henrique, Pedro surge como opção para a vaga.

"O Bruno Henrique e o Gabriel se conhecem desde o Santos. O Pedro ainda está chegando, conhecendo o Gabi. Mas são jogadores com características diferentes. Bruno Henrique se completa muito melhor com o Gabi. O Pedro também é importante, tem umas características que perto da grande área são muito importantes para o Flamengo. De pouco em pouco vai dando passos à frente da sua forma, vamos mudar sua forma de jogar", disse o comandante, que completou:

"Tem [o time] um estilo de jogo que não podemos mudar tanto. Há algumas coisas. Pedro foi habituado a jogar de costas para o gol, mas vamos habituar ele ao nosso estilo, queremos ele mais de frente para o gol do que de costas, para dar mais dinâmica"

Até aqui, com a camisa rubro-negra, Pedro fez três gols e deu duas assistências. Já Gabigol, tem cinco gols e duas assistências. Recentemente, inclusive, o camisa 9 brincou com o fato de chamarem Pedro de "sombra" dele.

Desde a chegada à Gávea, no meio do ano passado, mesmo tendo Gabigol no elenco, Jesus pedia um "avançado". À época, o Flamengo chegou a fazer proposta por Pedro, que atuava pelo Fluminense, mas os valores foram recusados pelo rival.

A ideia de que Gabigol poderia atuar ao lado de Pedro foi demonstrada também durante a janela de transferências, quando o acerto com o atacante, que estava na Fiorentina (ITA), não influenciava nas conversas pela permanência de Gabriel Barbosa.

'Estamos começando a nos entrosar'

Pedro, que foi titular pela primeira vez ontem (22), ressaltou que, aos poucos, o elenco vem ganhando entrosamento e adquirindo a "cara do Flamengo".

"Fui feliz no passe para o Gabriel. É o começo, estamos começando a nos entrosar, mas estamos indo muito bem nos jogos. É gratificante esse início que estamos tendo, toda a equipe do Flamengo indo bem. Claro, está só no começo, vamos nos entrosando mais nos treinamentos, mas já está dando para ver a cara do Flamengo".