Topo

Manchester City entra com recurso contra punição imposta pela Uefa

REUTERS/Darren Staples
Imagem: REUTERS/Darren Staples

Do UOL, em São Paulo

26/02/2020 09h26

O Manchester City decidiu entrar com um recurso na CAS (Corte Arbitral do Esporte) contra a punição que recebeu da Uefa, que baniu o time inglês de torneios continentais por dois anos.

De acordo com anúncio da própria CAS, o processo será iniciado, mas não há prazos estabelecidos para que as decisões dos juízes sejam tomadas.

"De um modo geral, os procedimentos de arbitragem de recurso da CAS envolvem uma troca de observações por escrito entre as partes enquanto um painel de juízes da CAS está sendo convocado", informou a Corte.

Depois que o painel for formado, a comissão vai analisar documentos apresentados por ambas as partes e, depois, uma audiência com os envolvidos será marcada para definir se a punição será mantida ou anulada.

A punição

Há duas semanas, a Uefa divulgou que o City foi banido das duas próximas edições da Liga dos Campeões, além de ter de arcar com multa de 30 milhões de euros (cerca de R$ 143 milhões, segundo a cotação do dia).

O clube segue tendo direito de disputar a edição vigente, na qual está disputando a fase de oitavas de final. A punição se deu por violações às regras de fair play financeiro. Em nota, os ingleses não se mostraram surpresos com a decisão e disseram que buscariam "julgamento imparcial" o quanto antes.

A Uefa justificou a postura afirmando que o clube teria apresentado exagero nas receitas de patrocínio apresentadas entre 2012 e 2016, além de diversas outras informações financeiras, incluindo equilíbrio das contas.

O clube também é acusado pela entidade de não ter cooperado na investigação do caso. Com isso, ele será excluído das próximas duas temporadas da Champions (2020/2021 e 2021/2022), além do pagamento da multa milionária.