Topo

Palmeiras

Clássico e estreia na Libertadores testam maturidade do Palmeiras de Luxa

Palmeiras está em franca evolução e tem dois jogos importantes pela frente na semana - Bruno Ulivieri/AGIF
Palmeiras está em franca evolução e tem dois jogos importantes pela frente na semana Imagem: Bruno Ulivieri/AGIF

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

26/02/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Palmeiras chega embalado para disputar o clássico contra o Santos, no sábado, e estrear na Libertadores, dia 4, diante do Tigre.
  • São três vitórias consecutivos e um desempenho que agrada o próprio elenco, que vê o time "maduro" para esta parte da temporada.
  • Willian defende os resultados como indicativos desta maturidade: "O Paulista é o estadual mais difícil do país e isso é um parâmetro legal"
  • Bruno Henrique vê a equipe jogando como Luxemburgo quer, com intensidade e agressividade.
  • Com 16 pontos, o Palmeiras tem a segunda melhor campanha do Paulistão.
  • Diante do Tigre, o clube alviverde inicia a quinta participação consecutiva na Libertadores.

São três vitórias consecutivas antes de uma semana cheia de preparação para dois compromissos importantes. No sábado (29), clássico contra o Santos. Na semana seguinte, viagem à Argentina para o duelo contra o Tigre, o primeiro pela Copa Libertadores da América. Dois desafios relevantes, que vão testar a maturidade do time de Vanderlei Luxemburgo logo nos primeiros meses de trabalho, situação para qual o elenco se vê pronto.

Dois dos nomes fundamentais do elenco palmeirense, Bruno Henrique e Willian enxergam a atual sequência da equipe como o retrato ideal para mostrar o quanto o time está pronto para o duelo contra o Santos e o compromisso sul-americano. A análise é de que o ponto de maturidade está próximo do ideal para este período de temporada.

"O Paulista é o estadual mais difícil do país, é competitivo e isso é um parâmetro legal; claro que a Libertadores tem outra pegada e outro estilo. Às vezes, quando se está ganhando, é ficar mais com a bola, segurar a partida e agredir e ser objetivo quando tiver a oportunidade", comentou Willian, apontando alguns pontos em que o Palmeiras deve evoluir.

Este crescimento palmeirense com Luxa ocorreu nas últimas três rodadas de Campeonato Paulista. O desempenho nas vitórias sobre Ponte Preta, Mirassol e Guarani, nas quais a equipe dominou os adversários, agradou a comissão técnica e jogadores. A confiança está em alta às vésperas de dois difíceis confrontos pela frente.

"Estamos melhorando, especialmente nestes últimos três jogos. A gente tinha o foco de vencer e jogar bem, intenso, como ele [Vanderlei Luxemburgo] quer, agredindo o rival e criando chances. Estamos fazendo isso, estamos felizes por ter feito este objetivo e agora é voltar para jogar como um time ainda mais maduro no clássico contra o Santos", disse Bruno Henrique.

Ao somar três triunfos consecutivos, o Palmeiras alcançou a segunda melhor campanha do Paulistão. Com 16 pontos em sete rodadas, a equipe só fica atrás do Santo André, que, com 18 pontos, lidera justamente o grupo palmeirense na competição (B).

Palmeiras Vanderlei Luxemburgo - Bruno Ulivieri/AGIF - Bruno Ulivieri/AGIF
Time de Vanderlei Luxemburgo venceu os últimos três jogos pelo Campeonato Paulista
Imagem: Bruno Ulivieri/AGIF

Esta vice-liderança não preocupa, ainda mais às vésperas da estreia na Copa Libertadores, que segue como o grande objetivo palmeirense na temporada. Será a quinta participação consecutiva do clube e de alguns jogadores deste elenco no torneio sul-americano.

Depois da queda ainda na fase de grupos em 2016, o Palmeiras avançou ao mata-mata nos anos seguintes. Em 2017, a queda veio nas oitavas de final para o Barcelona-EQU. Na temporada posterior, o Boca Juniors parou o time de Luiz Felipe Scolari na semifinal. Já no ano passado, o Grêmio eliminou a equipe alviverde nas quartas.

As derrotas criaram "casca" e deixam os jogadores mais confortáveis, como manifestou Willian. Além do Tigre, rival argentino da estreia no dia 4, o Palmeiras encara Bolívar e o vencedor do duelo entre Guaraní-PAR e Palestino-CHI, que definem a classificação nesta quinta-feira (27) - os paraguaios venceram o primeiro duelo por 1 a 0.

"Ainda é início de competição, então acredito que a equipe estará ainda mais solta para iniciar a Libertadores, criando mais a sua identidade. A Libertadores é um campeonato que exige desta maturidade, desta inteligência e desta competitividade. Nosso grupo é maduro e estamos nesta sequência de Libertadores, tenho certeza que entraremos forte", acrescentou Willian, o artilheiro do time na temporada com cinco gols.

Palmeiras