5 times da Série A já demitiram; veja quem caiu e listão de desempregados
A temporada 2020 tem poucas semanas de duração, mas já fez vítimas. Com as quedas recentes de Rafael Dudamel, no Atlético-MG, e Cristóvão Borges, no Atlético-GO, cinco treinadores dos times da Série A do Brasileirão já perderam o emprego.
A lista de demitidos tem, além de Dudamel e Cristóvão, Alberto Valentim, Guto Ferreira e Argel. Os técnicos comandavam, respectivamente, Botafogo, Sport e Ceará.
Os casos de Dudamel e Cristóvão são similares, ambos foram anunciados no começo do ano. O técnico venezuelano esteve à frente do Atlético-MG em dez partidas, com quatro vitórias, quatro empates e duas derrotas (aproveitamento de 53%). A demissão aconteceu depois das eliminações na Copa Sul-Americana e na Copa do Brasil.
Cristóvão, por sua vez, comandou o Atlético-GO em apenas sete partidas, com quatro triunfos, dois empates e apenas um revés (aproveitamento de 66%). A diretoria do clube deu explicações e afirmou que tomou a decisão por questões de "metodologia de trabalho".
O Atlético-GO será comandado pelo interino Eduardo Souza na partida contra o Jaraguá, pelo Campeonato Goiano, enquanto James Freitas e Lucas Gonçalves, ambos da comissão técnica fixa do Atlético-MG, estará à frente do time mineiro diante do Boa Esporte, pelo Mineiro.
Já Alberto Valentim foi demitido do Botafogo no último dia 9, após derrota por 3 a 0 no clássico com o Fluminense. O treinador, que assumiu a equipe em outubro do ano passado, foi substituído por Paulo Autuori. Guto Ferreira deixou o comando do Sport no dia 14 de fevereiro, depois da eliminação na Copa do Brasil na derrota para o Brusque - ele ficou 12 meses no cargo. Daniel Paulista assumiu o posto.
Argel, por sua vez, ficou pouco mais de três meses no Ceará. O técnico trocou o CSA pelo Ceará na reta final do último Brasileirão e acabou demitido no dia 9 de fevereiro. Enderson Moreira comanda o time cearense desde então.
A lista de treinadores desempregados no futebol brasileiro é extensa. Ela tem, por exemplo, Luiz Felipe Scolari e Mano Menezes, que estão parados desde a saída do Palmeiras, em setembro e dezembro de 2019, respectivamente.
Cuca, que comandou o São Paulo até setembro, também faz parte dela, assim como Oswaldo de Oliveira, Zé Ricardo, Jair Ventura, Marcelo Oliveira, Vagner Mancini, Ricardo Gomes, Celso Roth, Falcão e Dunga.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.