Portugal admite adiar partidas de futebol após 1º caso de covid-19 no país
Portugal confirmou hoje o primeiro caso de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, no país. E isso pode provocar mudanças a curto prazo no futebol local.
Em reunião extraordinária, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) debateu a influência do contágio na primeira e na segunda divisões do Campeonato Português. E admitiu que as partidas do futebol lusitano podem ser adiadas ou realizadas com portões fechados para evitar aglomerações.
"Caso seja decretada a realização de jogos a portas fechadas, haverá acatamento nos jogos das competições profissionais por parte de todas as entidades envolvidas", anunciou a Liga Portugal em comunicado emitido após a reunião.
Se uma partida tiver que ser adiada, a medida deve ser mais drástica, provocando adiamento das rodadas completas. Como Sporting, Porto, Benfica e Braga não disputam mais competições europeias na temporada, todos eliminados da Liga Europa, os jogos serão realizados nos dias de partidas da Liga dos Campeões ou da própria Liga Europa.
"Caso tenha de haver adiamento de um jogo, a rodada toda deverá ser adiada para manter o equilíbrio competitivo", diz nota a respeito das conclusões do encontro. "Em caso de adiamento de rodadas, utilizar-se-ão as datas das competições europeias."
A Liga Portugal se comprometeu a "seguir sempre as recomendações da Direção Geral de Saúde (DGS)". Além disso, demonstrou "preocupação pela necessidade de libertação de jogadores para os compromissos internacionais de seleções no final de março", em especial a jogos que provoquem "deslocamentos desnecessários de atletas".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.