Rifa e rateio: garoto de 100 gols e ex-Fla sofreu até chegar ao Corinthians
O atacante David Viana, garoto de 12 anos e mais de 100 gols pelo Flamengo em 2019, sofreu bastante até chegar ao Corinthians, clube que defende agora. Antes de brilhar nas categorias de base do clube carioca, o menino precisou de rifa, vaquinha dos moradores e até ajuda do prefeito na cidade de Iguatu, interior do Ceará, para chegar ao Rio de Janeiro.
O pai do jogador, Delanio Viana, contou com o apoio dos empresários da cidade, que doaram relógios e roupas para as rifas, além de uma doação em dinheiro do prefeito da cidade na época. A verba recolhida foi suficiente para pagar a viagem para o Rio de Janeiro, onde faria os testes no Flamengo e seria aprovado no primeiro dia de treino.
Após a aprovação, Delanio colocou um terreno à venda e precisou da ajuda de familiares para voltar ao Rio de Janeiro novamente para iniciar a trajetória de David Viana no Flamengo.
A família ainda contou com a ajuda de um casal de amigos do Ceará e que reside no Rio de Janeiro há mais de 40 anos. Delanio e David moraram com eles por cerca de um ano, período em que o menino ficou longe da mãe, que permaneceu no interior do Ceará para trabalhar e enviar recursos para o marido e filho.
"Ele passou de primeira na avaliação. Mas pedimos vaquinha, contamos com ajuda dos amigos da cidade, do comércio. Fizemos uma rifa. Se contar nossa história para o carrinheiro até o jumento chora. É uma batalha, uma luta, sacrifício, abdicamos de muita coisa. Passamos um ano longe da minha esposa. Morávamos em casa de favor. A luta é grande por um sonho. É um jogador promissor", afirmou Delanio, pai do atleta, ao UOL Esporte.
O sofrimento da família pelo "sonho do futebol" é antigo. Delanio foi jogador de clubes de menos expressão em sua carreira, com exceção a uma passagem pelo Ceará. Ele parou de jogar futebol em 2003, mas retornou dez anos depois para atuar no Iguatu, time de sua cidade natal.
"Eu sou ex-atleta. Deu um chutezinho no Nordeste. Joguei no Ceará, Juazeiro, entre outros. Parei em 2003, hoje eu estou com 36 anos. Parei cedo exatamente pela dificuldade que a gente encontra. Você emprega seis meses, só no Estadual, e depois fica parado ou pulando de um estado para o outro. Joguei muito na Paraíba, Piauí e Ceará. Resolvi parar. Minha esposa engravidou, o David nasceu, aumentou o compromisso. Em 2013, ainda joguei pelo Iguatu. Eles estavam na primeira divisão do Ceará, mas agora caíram", disse.
David Viana, que deixou o Flamengo para acertar com o Corinthians, é um centroavante rápido, forte e que possui facilidade em finalizar com as "duas pernas". Não é por acaso que marcou mais de 100 gols em 2019.
Na temporada passada, o atacante de 12 anos marcou 107 gols no campo e mais 65 gols pelo Futsal do Flamengo. David Viana, aliás, já havia marcado 45 gols somente no campo em seu primeiro ano pelo clube carioca.
"O Flamengo queria que a gente continuasse e não chegamos a nenhum acordo em muitas conversas. Não deixamos o Flamengo, foi uma série de fatores. Sentamos e conversamos e achávamos uma boa ir para São Paulo, próximo do empresário dele, o Wagner Ribeiro, e de nossa família. Temos muito familiares em São Paulo", concluiu.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.