Topo

Copa da França - 2020

Com 3 de Mbappé e gol de Neymar, PSG goleia e vai à final da Copa da França

Kylian Mbappé (três), Neymar e Pablo Sarabia fizeram os gols da vitória do PSG fora de casa - Philippe Desmazes/AFP
Kylian Mbappé (três), Neymar e Pablo Sarabia fizeram os gols da vitória do PSG fora de casa Imagem: Philippe Desmazes/AFP

Do UOL, em São Paulo

04/03/2020 19h02

O Paris Saint-Germain teve mais trabalho do que o placar indica, mas garantiu hoje sua vaga na final da Copa da França 2019/2020. Pelas semifinais do torneio, jogando no Groupama Stadium, o time do técnico Thomas Tuchel derrotou o Lyon de virada por 5 a 1 e avançou. Kylian Mbappé (três), Neymar (de pênalti) e Pablo Sarabia fizeram os gols parisienses.

O duelo reuniu sete jogadores brasileiros, sendo cinco titulares, nas equipes. Do lado do Lyon, estavam o zagueiro Marcelo, o lateral esquerdo Fernando Marçal e o meia Bruno Guimarães — o volante Jean Lucas e o lateral direito Rafael ainda entraram no segundo tempo. O PSG, por sua vez, teve o zagueiro Marquinhos e o atacante Neymar entre os escalados.

Agora, o PSG espera seu rival na decisão, que sai do duelo de amanhã entre Saint-Étienne e Rennes. A final aconteceu no Stade de France, em Saint-Denis, no dia 25 de abril.

Lá e cá

A partida começou aberta, com chances para os dois lados, e o Lyon aproveitou o fato de jogar em casa para sair na frente. Após erro na saída de bola do PSG aos 11 minutos do primeiro tempo, Leo Dubois roubou a bola na direita, avançou e abriu para o lado; Karl Toko Ekambi foi à linha de fundo e cruzou rasteiro para Martin Terrier, que apareceu no meio da defesa e escorou para as redes.

Mas a vantagem anfitriã durou pouco, e o PSG chegou ao empate logo aos 13. Após escanteio cobrado pela direita por Pablo Sarabia, Layvin Kurzawa subiu na área para desviar de cabeça e Kylian Mbappé apareceu no pé da segunda trave para mandar para o gol.

Aos 30, Moussa Dembélé fez o corta-luz na intermediária e deixou para Terrier, que avançou em velocidade e só não fez o 2 a 1 para o Lyon porque o chute parou na defesa de Keylor Navas. Na resposta, aos 36, Edinson Cavani apareceu sozinho na área para concluir o chute de longe de Leandro Paredes — o uruguaio chegou a marcar, mas a arbitragem assinalou o impedimento.

O uruguaio ainda teve grande chance aos 43, após contra-ataque puxado por Neymar pela esquerda desde o meio-campo; o brasileiro cruzou e Cavani bateu de primeira, mas a bola explodiu na trave e saiu.

Expulsão e pênalti: tudo mudou

No segundo tempo, com menos oportunidades criadas, o PSG virou no momento em que o Lyon era melhor no jogo. Aos 15, Mbappé passou pela marcação e cruzou pela esquerda. Na área, Marçal interceptou com o braço e levou o segundo amarelo. Pênalti, que Neymar bateu rasteiro, deslocando o goleiro Anthony Lopes, para marcar.

Aí, com um a menos, baixou a guarda do Lyon. Primeiro, aos 25, Klylian Mbappé roubou a bola no ataque do time da casa, atravessou metade do campo no contra-ataque, encarou a marcação dentro da área pela esquerda e bateu para fazer 3 a 1 para o PSG.

Depois, aos 36, Pablo Sarabia aproveitou a sobra de bola após cobrança de escanteio e, mesmo com a área congestionada, bateu rasteiro no canto do goleiro Anthony Lopes para afastar a chance de qualquer surpresa.

Já nos acréscimos, Neymar recebeu na esquerda, foi à linha de fundo e cruzou rasteiro para a área. Mbappé tentou a primeira, Lopes defendeu, mas o próprio camisa 7 aproveitou o rebote e sacramentou a goleada.