Enfim em paz no PSG, Neymar usa estilo provocador para responder críticos
O gol de Neymar comemorado com a pose de meditação do norueguês Haaland, do Borussia Dortmund, é mais um gesto provocativo adotado pelo brasileiro nos últimos tempos. Na vitória por 2 a 0 do Paris Saint-Germain contra o time alemão, o camisa 10 ainda tirou e girou a camisa juntamente com os companheiros, relembrando uma polêmica festa feita com Cavani e Navas, incidente que irritou a diretoria do clube francês. É um perfil debochado que o atacante utiliza ultimamente para responder ao ambiente de pressão que tem convivido.
Brincar em comemorações é uma marca de Neymar desde os tempos de Santos. Com Mbappé neste ano, o brasileiro já havia realizado celebração de mãos dadas imitando um vídeo viral que aparece com o surfista Gabriel Medina em uma festa no final de ano no Brasil.
As festas de Neymar geralmente são interpretadas pela diretoria e torcida do PSG como falta de comprometimento com o clube. O jogador rebate essas relações e quer provar com as gozações que nada disso atinge seu rendimento esportivo. Contra o Borussia Dortmund, o brasileiro abusou do tom provocativo.
Neymar faz parte da geração de jogadores que é consumidora voraz de redes sociais. Dos amigos recebe vídeos, memes e sabe bem quando seus gestos viram piada. Quando celebrou o aniversário, no início de fevereiro, em Paris, pegou o microfone para discurso de agradecimento que terminou com o grito: "Be Patient é o c?". Gesto em referência a uma polêmica sua recente no Campeonato Francês, que levou seus convidados a um instante de euforia.
Pela festa de aniversário realizada em antevéspera de jogo do PSG, Neymar foi recriminado pela diretoria e o treinador, o alemão Thomas Tuchel. No dia seguinte, ao postar fotos do evento, ele cutucou: "Fui feliz. Atura ou surta", com uma imagem em que aparecia sorridente diante dos convidados.
A nova bronca de dirigentes e Tuchel pelo mesmo motivo veio quando apareceu em vídeo com Cavani e Keylor Navas girando a camisa e dançando dois dias após a derrota para o Borussia Dortmund por 2 a 1 no jogo de ida das oitavas, na Alemanha. O gesto com os companheiros após a virada no confronto da volta foi uma resposta de todo o grupo às broncas internas de dirigentes e comissão técnica pela exposição vista como desrespeito ao PSG.
A paz no PSG
A relação com o grupo do PSG empolga Neymar. O brasileiro superou dificuldades iniciais vivida basicamente com um dos líderes do elenco, Cavani, e com os jogadores franceses já criticados abertamente por ele. Aos amigos, o camisa 10 comenta estar vivendo a melhor fase dentro do clube, graças ao relacionamento atual com os jogadores.
No entorno de Neymar, no entanto, a sensação era de que resultados expressivos do time em campo iriam trazer a sensação de plena tranquilidade no clube. Isso, pois a situação com a organizada do PSG, irritada com o desejo do jogador de voltar ao Barcelona, ainda era vista como delicada. Para comemorar a classificação, Neymar se reuniu com os companheiros e celebrou com a torcida que estava do lado de fora, à distância - jogo foi realizado com portões fechados - como quem tivesse ali selado a paz.
Na madrugada, Neymar ainda reuniu amigos em casa, em Paris, para seguir a comemoração. A festa contou com a presença de jogadores do PSG, como Mbappé e Verratti. E se isso for motivo de crítica de dirigentes, comissão técnica, ou torcedor, é bem provável que a resposta venha em tom de provocação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.