Análise: Gre-Nal bate recorde do Facebook, mas mostra fãs ainda perdidos
Transmitido a Libertadores com exclusividade às quintas-feiras desde o ano passado, o Facebook teve sua apoteose ontem (12) com o empate entre Grêmio e Internacional, no primeiro clássico gaúcho da história da competição. Se a plataforma comemorou um pico recorde de audiência, alguns torcedores se mostraram confusos para ver a partida.
Desde quando a possibilidade de a partida ser transmitida pelo Facebook foi ventilada, ainda no ano passado, a plataforma esperava o recorde de audiência. Foi a primeira vez que a rede social exibiu um clássico entre dois brasileiros, mesmo com nove jogos já transmitidos envolvendo pelo menos um clube do país.
Mesmo com a plataforma exibindo jogos há mais de um ano, muita gente ainda se perdeu tentando assistir à partida. Não foram poucos os relatos de pessoas que não sabiam ou não entendiam como funcionava a transmissão Facebook, mesmo com a divulgação forte do clássico nos últimos dias.
Outro ponto que causou reclamações foi a impossibilidade de se assistir à partida em uma tela maior. Parte do público revelou que não conseguia ver o jogo no aplicativo do Facebook Watch em smart TVs, com o streaming se limitando a desktops, tablets e smartphones.
Elogio por transmissão limpa e recorde com briga
Apesar dos problemas, a plataforma ficou longe de receber apenas críticas. A grande maioria elogiou a transmissão e a velocidade do streaming, que tinha pouco delay em relação a aplicativos de acompanhamento em tempo real, por exemplo.
Também durante o jogo, o narrador André Henning chamava a audiência e pedia para que ela divulgasse o link da transmissão. O jornalista do Esporte Interativo deixou claro: a meta era chegar a 2 milhões.
"Esse jogo merece chegar em 2 milhões de pessoas, essa partida merece um gol", afirmava André o tempo todo. Até os 40 minutos do segundo tempo, o pico de audiência da transmissão era de 1 milhão e 800 mil. A briga generalizada fez o desejo do narrador até ser superado.
Com o pico de 2 milhões e 100 mil e a briga ainda rolando, André Henning reclamou, quase como quem não acreditava que a meta que tanto queria para o jogo histórico só foi atingida com um fato lamentável.
"Estou chateado. Passamos de 2 milhões de telespectadores, mas a briga está acontecendo. Esse jogo não merecia isso", desabafou o narrador. Independentemente do fato lamentável, quem comemora é o Facebook. Sua meta foi batida e com muito louvor.
Vale lembrar que, nesta primeira fase da Libertadores de 2020, o Facebook ainda exibe outros cinco jogos de brasileiros nas noites de quinta, incluindo partidas envolvendo Flamengo e Santos. Os jogos ainda não tem data para acontecer por conta do adiamento da competição.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.