Base ganha espaço, mas Palmeiras ainda segue atrás de rivais de São Paulo
Resumo da notícia
- Palmeiras cresceu a atenção para a base, mas os formados no clube ainda somam menos minutos em comparação aos rivais.
- São 1688 minutos de atletas palmeirenses oriundos da base nos jogos de Paulistão e Libertadores.
- Entre os rivais, o Corinthians lidera com 3209, especialmente pelos minutos de Fagner e Pedro Henrique.
- O São Paulo tem 1695 minutos dos jogadores "de Cotia", enquanto o Santos 1891 dos "Meninos da Vila"
Faz dois anos que a gente vem ganhando tudo na base. Agora é trabalhar cada dia mais para ter espaço e começar uma nova história
A frase acima é de Gabriel Menino, jogador da base com maior espaço dentro do elenco do Palmeiras comandado por Vanderlei Luxemburgo. Apesar do crescimento do espaço para os jovens, o time alviverde ainda perde nesta questão para os arquirrivais de São Paulo. Em minutos, o clube é o que possui menor tempo de atletas formados em casa.
Na soma bruta, o Palmeiras acumula 1688 minutos de atletas formados do clube em campo nos duelos por Campeonato Paulista e Copa Libertadores. O número se aproxima na comparação direta com o Santos, que tem 1891 minutos de atletas da base.
O São Paulo, que, beneficiado pelos jogadores da base usados na derrota para o Botafogo-SP, soma 2196 minutos, enquanto o Corinthians, potencializado principalmente pelos titulares absolutos Fagner e Pedro Henrique, chega a 3384 minutos até esta sexta-feira (13), véspera da 10ª rodada do Paulistão.
Cobrado nos últimos anos para dar maior atenção aos jogadores da base, o Palmeiras elevou a participação neste início de temporada, apesar da distância nos números em relação aos concorrentes. Além de Menino, Gabriel Verón e Patrick de Paula são outros com maior espaço nas competições oficiais e comemoram.
Na visão dos dois garotos, esta situação é um prêmio pelo trabalho nas divisões de base nos últimos anos, como disse Gabriel Menino na fala reproduzida no início deste texto.
"É uma base vitoriosa. A gente sabia que uma hora essa oportunidade iria chegar. Agora é dar o melhor sempre para abrir mais as portas para quem está na base", afirmou Gabriel Verón.
"O Palmeiras está botando mais gente da base para jogar, e estamos felizes por fazer parte deste grupo, por subir para o profissional e mostrar o nosso trabalho para se manter aqui. Agora é buscar nosso espaço e estar sempre com o professor [Vanderlei Luxemburgo]", comentou Patrick de Paula.
Confira os minutos dos jogadores formados nos grandes de SP:
Palmeiras
Victor Luis (455min), Patrick de Paula (253min), Gabriel Menino (529min), Gabriel Verón (372min) e Wesley (79min): 1688 min
Corinthians
Lucas Pitón (658min), Fagner (919min), Carlos Augusto (68min), Pedro Henrique (967min), Pedrinho (154min), Madson (175min) e Janderson (443min): 3384min
São Paulo
Diego Costa (73min), Wellington (20min), Fasson (17min), Luan (94min), Liziero (186min), Shaylon (90min), Igor Gomes (373min), Hernanes (501min), Rodrigo Nestor (90min), Antony (270min), Toró (150min), Brenner (134min), Helinho (110min), Fabinho (57min) e Lucas Perri (31min): 2196min
Santos
Lucas Veríssimo (450min), Alison (510min), Sandry (45min), Kaio Jorge (231min), Arthur Gomes (223min), Tailson (90min), Renyer (65min), Yuri Alberto (277min): 1891min
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.