Fifa diz que clubes não deverão liberar jogadores para seleções até abril
Visando minimizar os riscos da pandemia do coronavírus, a Fifa anunciou novas mudanças no calendário do futebol mundial. Hoje, a entidade decidiu que as regras gerais que normalmente obrigam os clubes a liberar jogadores para partidas de seleções nacionais não se aplicarão às próximas janelas internacionais nos meses de março e abril.
"A FIFA entende que realizar as partidas nas circunstâncias atuais pode não apenas apresentar riscos potenciais à saúde dos jogadores (e do público em geral), mas também, muito provavelmente, comprometer a integridade esportiva de tais partidas", diz o comunicado.
Outra recomendação feita pela entidade foi que todos os jogos internacionais previamente agendados para março e abril sejam adiados até que possam ocorrem em ambiente seguro para as equipes e torcedores. A decisão final, porém, cabe aos organizadores de cada competição.
"A Fifa estudará as possibilidades de reprogramar qualquer partida adiada e está confiante de que, com boa vontade e flexibilidade de todos os lados, serão encontradas soluções adequadas para permitir que as partidas ocorram no devido tempo e com interrupção mínima", traz também o documento.
O presidente da Fifa, Gianni Infantino, se encontrou ontem com o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, para discutir o papel do futebol no combate à pandemia do novo coronavírus. No evento, os mandatários ainda discutiram medidas a ser tomadas por entidades esportivas em situações específicas envolvendo a covid-19.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.