Topo

'Esquecido', Berrío pode ser improviso no Fla e voltar contra Portuguesa

Atacante Berrío durante treinamento do Flamengo - Foto: Alexandre Vidal / Flamengo
Atacante Berrío durante treinamento do Flamengo Imagem: Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

14/03/2020 04h00

O Flamengo vai encarar a Portuguesa, no Maracanã, pelo Campeonato Carioca, em jogo que pode marcar a volta de Berrío ao time titular, porém, não como o esperado. O atacante, que perdeu espaço recentemente, atuou apenas duas vezes nesta temporada e virou opção ao técnico Jorge Jesus para a lateral direita, setor que o treinador admite que virou preocupação. Hoje (14), ocupará a função e terá chance de mostrar ao 'Mister' que pode recuperar o prestígio no grupo.

Rafinha, que se recuperou de uma lesão na coxa esquerda, voltou ao time na última quarta-feira (11), na vitória por 3 a 0 sobre o Barcelona de Guayaquil, pela Libertadores. Já João Lucas está entregue ao departamento médico por conta de uma lesão também na coxa esquerda. Assim, o colombiano deve atuar improvisado.

"É verdade que é uma preocupação no momento. É um setor da equipe que nos deixa apreensivo. Não só pela diferença grande do Rafinha para os outros, mas agora também pela lesão do menino [João Lucas]. Sábado não há tempo para recuperar, e o Berrío que vai para o jogo. Temos que achar soluções", disse Jesus, após o triunfo.

Berrío desembarcou na Gávea no começo de 2017, após longa negociação e o acerto quanto ao pagamento de US$ 3,5 milhões, cerca de R$ 11 milhões, na cotação da época. O reforço chegou envolto à grande expectativa por parte da torcida depois de ter sido destaque do Atlético Nacional no ano anterior, quando foi campeão da Libertadores.

Na primeira temporada pelo Fla, foi bastante utilizado e jogou em 46 oportunidades ao longo do ano — alternando partidas como titular e reserva — e marcou seis gols. Acabou ficando marcado positivamente por uma jogada no clássico com o Botafogo, pela semifinal da Copa do Brasil. Na ocasião, aplicou bonito drible em Victor Luís e deu passe para Diego balançar a rede.

Na temporada seguinte, conviveu com lesões e pouco entrou em campo. Ano passado, começou atuando em apenas quatro jogos, sendo dois sob o comando de Jorge Jesus, em duelos em que foram usados equipes "alternativas".

Na última janela de transferência, Berrío recebeu propostas — até mesmo de clubes brasileiros — e chegou a negociar uma saída do Flamengo, mas as conversas não foram à frente e o jogador permaneceu. Com os laterais Rafinha e João Lucas convivendo com lesões neste início de ano, o atacante se tornou opção para a função.

'El nuevo Cafu'

Filipe Luis brincou com Berrío, companheiro de Flamengo, em comentário em rede social - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Após o clássico com o Botafogo, em que Berrío substituiu João Lucas e atual na lateral direita, o lateral esquerdo Filipe Luis chamou o colombiano de 'El nuevo Cafu', em um comentário em uma foto em rede social.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO x PORTUGUESA

Data e hora: 14/03/2020, às 18h (horário de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro
Árbitro: Mauricio Machado Coelho Júnior
Auxiliares: Daniel do Espírito Santo Parro e Thayse Marques Fonseca

FLAMENGO: Diego Alves, Berrío, Rodrigo Caio, Gustavo Henrique e Renê; Arão, Diego, Everton Ribeiro e Michael; Bruno Henrique e Gabigol
Técnico: Jorge Jesus

PORTUGUESA: Milton Raphael, Luis Gustavo, Marcão, Dilsinho e Maicon Douglas; Diego Guerra, Henrique e Romarinho, Chay, Adriano e Cafu. Técnico: Rogério Corrêa