Topo

Grêmio cancela amistoso na base e 'peneiras' por causa do COVID-19

Ferreira está no time de transição, que teve amistoso com Caxias cancelado - Divulgação/Grêmio FBPA
Ferreira está no time de transição, que teve amistoso com Caxias cancelado Imagem: Divulgação/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

15/03/2020 21h51Atualizada em 16/03/2020 13h21

O Grêmio suspendeu amistosos do time de transição, cancelou processo de prospecção de atletas fora de Porto Alegre e vai restringir acesso ao CT. As medidas são prevenções do clube contra o avanço da pandemia de coronavírus e casos oficiais de COVID-19. A lista de alterações na rotina deve crescer nesta semana.

O acesso ao CT Presidente Luiz Carvalho, onde treina o time principal, passa a ser restrito a funcionários da área. A imprensa continuará liberada para acompanhar os treinamentos.

O Grêmio cancelou o amistoso do time de transição com o Caxias, que aconteceria na terça-feira (17), na Serra Gaúcha. E decidiu que não irá marcar mais compromissos, até segunda ordem. Para qualquer equipe que integre as categorias de base.

Também houve deliberação para não agendar excursões com times sub-17, sub-20 e sub-23 no primeiro semestre. Em março, por exemplo, o time de transição viajaria a Portugal para uma série de seis amistosos com clubes locais. Depois, houve cogitação de uma gira pela América do Sul. Acabou acontecendo dois amistosos contra o Atlas-URU, em Eldorado do Sul. E só.

Em Porto Alegre, o clube decidiu suspender as avaliações de jovens. As chamadas 'peneiras' foram canceladas para evitar trânsito de pessoas de diferentes regiões. Alguns profissionais que atuam como olheiros também foram orientados a reduzir as viagens.

O Grêmio, na programação atual, retoma os treinos do grupo principal na terça-feira (16). O jogo contra a Universidad Católica, pela Libertadores, foi adiado por prazo indeterminado. E a próxima partida pelo Gauchão, diante do Internacional, também deverá ser suspensa.

O Rio Grande do Sul tem sete casos oficiais de COVID-19. Cinco deles em Porto Alegre, e o mais recente foi confirmado pela secretaria municipal de saúde no sábado.