Topo

Palmeiras

Palmeiras renova com sexteto que veio da base; como eles foram até aqui?

Bem como volante e como lateral, Gabriel Menino se destacou entre os recém-chegados da base - Cesar Greco/Ag. Palmeiras
Bem como volante e como lateral, Gabriel Menino se destacou entre os recém-chegados da base Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

20/03/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Palmeiras renovou contrato de quatro jogadores vindos da base nesta semana
  • Todos os seis recém-promovidos tiveram seus vínculos estendidos recentemente
  • Gabriel Menino, Patrick de Paula, Wesley e Gabriel Veron já receberam oportunidades
  • Alan e Lucas Esteves ainda esperam os primeiros minutos em jogos oficiais em 2020

O Palmeiras emendou nesta semana quatro renovações com jogadores recém-promovidos das categorias de base. Gabriel Menino, Wesley, Lucas Esteves e Alan Guimarães tiveram seus vínculos estendidos e se juntaram a Patrick de Paula e Gabriel Veron, que também subiram recentemente para o profissional e já tinham renovado no ano passado. O uso de mais atletas formados em casa era uma das grandes promessas do clube para 2020, mas como foi o desempenho de cada um até aqui?

O primeiro a prorrogar o vínculo foi justamente Patrick de Paula, que iria estourar a idade do sub-20 no final do ano passado. Em maio de 2019, ele estendeu seu contrato até 2022. Volante de bom passe e técnica, o jovem teve um início tímido nesta temporada, quando estava cercado de grandes expectativas, mas depois recebeu outras oportunidades de Vanderlei Luxemburgo e atuou bem.

Quem acabou ofuscando os primeiros jogos de Patrick no profissional foi Gabriel Menino, também volante, que renovou na última segunda-feira (16) até 2024. Com força, dinâmica e personalidade, chamou atenção no início da temporada e também ajudou como lateral direito quando Marcos Rocha e Mayke estavam lesionados. Recentemente, porém, ele e Patrick haviam perdido espaço para Bruno Henrique e Ramires, que formaram a dupla de volantes dos dois jogos na Libertadores.

Mais à frente, Gabriel Veron foi a grande aposta da base alviverde para 2020. O jovem foi eleito o melhor jogador do Mundial sub-17 no ano passado pela seleção brasileira e já no fim de 2019 fez seus primeiros jogos no time principal, impressionando a torcida com sua velocidade. Em novembro, renovou até 2024, com multa rescisória de 60 milhões de euros (cerca de R$ 326 mi). O ano até aqui tem sido de altos e baixos, com oscilações vistas pelo Verdão como naturais.

Pelos lados do campo, os titulares absolutos vinham sendo o ídolo Dudu e o recém-contratado Rony. Por isso, tanto Veron quanto outro recém-promovido, o atacante Wesley, ainda lutam por espaço. Ponta driblador, Wesley também renovou na última terça-feira (17), até 2024.

Por fim, os dois que menos se destacaram foram o meia Alan e o lateral esquerdo Lucas Esteves. Os dois renovaram contrato na quarta-feira (18) — o primeiro, até 2023, e o segundo, até 2024 —, mas ainda não receberam nenhum minuto em campo em jogos oficiais na temporada. Atuando em setores bem concorridos, a dupla precisará correr atrás de oportunidades no time quando a bola no Brasil voltar a rolar após a pandemia do novo coronavírus estiver controlada.

Palmeiras