Coronavírus: Prefeito de Bérgamo vê jogo da Champions como bomba biológica
O prefeito de Bérgamo, Giorgio Gori, disse ontem que a partida entre Atalanta e Valencia, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, foi uma bomba biológica que ajudou a disseminar o novo coronavírus pela região da cidade italiana que é um dos epicentros de covid-19.
Em 19 de fevereiro, o duelo entre as equipes contou com a presença de cerca de 45 mil torcedores que lotaram o estádio de San Siro, em Milão, que recebeu a partida diante da indisponibilidade do estádio de Bérgamo. Porém, grande parte dos fãs eram da cidade do clube anfitrião.
"O jogo foi uma bomba biológica. Naquela época, não sabíamos o que estava acontecendo. O primeiro paciente na Itália foi 23 de fevereiro. Se o vírus já estava em circulação, os quarenta mil torcedores que foram ao estádio San Siro foram infectados", disse.
"Ninguém sabia que o vírus já estava circulando entre nós. Muitos assistiram ao jogo em grupo e houve muito contato naquela noite. O vírus foi transmitido de um para o outro", completou.
O prefeito, porém, explicou que este não foi o único fator para a disseminação do novo coronavírus pela região.
"No começo não se imaginava que os primeiros pacientes estivessem contaminados com o coronavírus. Considere também que estamos numa região industrial, com grande densidade demográfica, concentração urbana, intensa circulação de pessoas e mercadorias" disse.
De acordo com os dados fornecidos pela Defesa Civil de ontem, desde o começo da epidemia no fim de fevereiro, a Itália registrou 6.820 mortos, dos quais 4.178 na Lombardia.
Dos 54.030 casos atualmente positivos no país, 30.703 estão na Lombardia. Nesta região do norte, a província de Bérgamo tem o maior número de contaminados: 6728.
*Com informações da RTI
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.