Joga y joga: gíria inspirada em CR7 e La Liga consagrou "Mago" Prior no BBB
Felipe Prior é fã de futebol, e isso não é novidade para ninguém. Coincidência ou não, o arquiteto contagiou a maioria da boleirada e se consagrou como o "El Mago" da 20ª edição do Big Brother Brasil. Afinal, o paulista 'joga y joga' e 'vence y vence'. Eis que surge a questão: da onde vieram essas alcunhas? O UOL Esporte consultou jornalistas especializados em futebol sul-americano e espanhol para entender a origem dessas gírias tão usadas pelos fãs do participante do reality.
Vamos começar pelo mais conhecido: "El Mago". Aqui no Brasil, o apelido ficou popular com Valdivia, o chileno do Palmeiras. A alcunha é atribuída a jogadores muito habilidosos que conseguem iludir os adversários, principalmente com dribles desconcertantes. O argentino Ruben Capria, que teve passagens marcantes por Estudiantes, Racing e Chacarita é o antecessor do codinome do ex-camisa 10 palmeirense.
Seguindo uma ordem cronológica dos memes espalhados pela internet, chegamos ao "joga y joga". Muitos dizem que os primórdios da expressão usada hoje pelos brasileiros para exaltar as ações de Prior no BBB vêm dos fãs de futebol argentino, que gostam de analisar a tática e as jogadas.
Apesar disso, um consenso entre jornalistas esportivos especialistas no futebol ibérico aponta que o 'joga y joga' aparece frequentemente entre conversas de fãs da La Liga (o Campeonato Espanhol). Esses torcedores usam bastante a expressão para exaltar um bom jogador, por exemplo: "O Messi joga y joga". O termo acabou se tornando uma apropriação do Twitter brasileiro quando a galera quer falar de atletas como Gabigol ou Everton Ribeiro.
Enfim é a hora do 'vence y vence'. Essa expressão é uma derivação do 'joga y joga' e viralizou nas redes sociais por causa de um áudio de um fã de futebol exaltando Cristiano Ronaldo que correu as conversas da boleirada pelo Whatsapp.
Ouça:
Pronto! Agora você pode fazer como Gabigol e usar todas as alcunhas de "El Mago Prior" com autoridade.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.