Topo

Conmebol pede à Fifa rapidez na liberação de recursos por covid-19

Gianni Infantino e Alejandro Dominguez - CARL DE SOUZA / AFP
Gianni Infantino e Alejandro Dominguez Imagem: CARL DE SOUZA / AFP

Do UOL, em São Paulo

08/04/2020 13h16

O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, enviou hoje uma carta ao mandatário da Fifa, Gianni Infantino, pedindo que a federação apresente rapidamente respostas para contornar a crise econômica causada pela paralisação dos campeonatos em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

"Como líderes, somos responsáveis por cuidar do futebol, o que implica preservar as fontes de trabalho que ele gera. Portanto, solicito que a força-tarefa, formada em 18 de março, para a análise de um Fundo Global de Ajuda, volte a se reunir o mais rápido possível para gerar soluções oportunas e imediatas para as Associações Membro para serem aprovadas sem demora pela organização", diz um trecho do documento.

"Depende desse apoio oportuno que a bola possa rolar novamente no mundo, assim que essa situação de crise mundial se dissipar, com o mesmo esplendor de sempre", diz um trecho do documento.

Domínguez diz ainda que a Conmebol colocou à disposição o adiantamento de até US$ 75 milhões (cerca de R$ 387,5 milhões) para associações membros e clubes participantes de suas competições.