Botafogo diz ter três títulos mundiais e quer buscar reconhecimento na Fifa
A lista de títulos do Botafogo em seu site oficial passou a contar com três mundiais de futebol: 1967, 1968 e 1970, anos em que o clube venceu o Troféu Triangular de Caracas, na Venezuela e se consagrou como o maior campeão do torneio — disputado por equipes como Real Madrid, Barcelona e seleção argentina. A ideia é fazer com que a Fifa os reconheça como títulos mundiais.
"Agora, o caminho é finalizar o projeto e dar início aos trâmites em busca do justo reconhecimento em âmbito internacional. A fundamentação para o pedido foi elaborada por um grupo de pesquisadores liderado pelo Grande Benemérito Luiz Felipe Carneiro de Miranda, curador do Centro de Memória", disse o presidente Nelson Mufarrej ao site do Globo Esporte.
"É uma ode à nossa história gloriosa, bem como aos atletas da época, que enfrentaram grandes adversários do mundo. Uma constelação de ídolos que merece toda reverência. A história tem que ser, antes de tudo, valorizada por nós. Por isso autorizei que fosse publicado esse registro no site oficial", explicou o mandatário.
O Troféu Triangular de Caracas, no entanto, não dava suas taças aos campeões; por isso, o Botafogo vai recriar os troféus do jeito que eram na época e passará a exibi-los para os torcedores.
Em 1967, o Botafogo foi campeão e teve o Barcelona como vice; no ano seguinte, o segundo lugar ficou com a Argentina, e, em 1970, com a seleção da União Soviética. Bangu e Cruzeiro foram os outros times brasileiros que venceram o torneio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.