Topo

Jairzinho defende mundiais do Botafogo: 'Tem todo o mérito e razão'

Jairzinho, ídolo da seleção em três Copas do Mundo - Reprodução/Esporte Interativo
Jairzinho, ídolo da seleção em três Copas do Mundo Imagem: Reprodução/Esporte Interativo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/04/2020 19h52

Ídolo do Botafogo, Jairzinho afirmou que o clube está certo ao afirmar que possui três títulos mundiais. Convidado do Expediente Fox desta sexta-feira, o Furacão da Copa, que participou de uma das conquistas do Troféu Triangular de Caracas, defendeu o direito do clube que pleitear os títulos na Fifa.

Desde ontem, a lista de títulos do Botafogo em seu site oficial passou a contar com três mundiais de futebol: 1967, 1968 e 1970, anos em que o clube venceu o Troféu Triangular de Caracas, na Venezuela e se consagrou como o maior campeão do torneio — disputado por equipes como Real Madrid, Barcelona e seleção argentina.

"O Botafogo tem todo o mérito e razão para poder pleitear o que de fato aconteceu, e que foi bem-sucedido. Outro ponto que é importante, é que o Botafogo é único clube brasileiro que fez o mundo conhecer o futebol brasileiro", disse Jairzinho, que completou:

"Eu lembro, desde que comecei a jogar pelo time principal do Botafogo, que o Botafogo tinha um cronograma espetacular anual. Em vez de fazer a pré-temporada localizada, participava de torneios diversos, saído do Rio e indo para Europa, África, Ásia. (...) O Botafogo continuou sendo o único clube brasileiro a ser valorizado nacional e internacionalmente, e que deu alegria a todos nós".

Em 1967, o Botafogo foi campeão e teve o Barcelona como vice; no ano seguinte, o segundo lugar ficou com a Argentina, e, em 1970, com a seleção da União Soviética. O Troféu Triangular de Caracas, no entanto, não dava suas taças aos campeões; por isso, o time carioca vai recriar os troféus do jeito que eram na época e passará a exibi-los para os torcedores.