Taça que Botafogo iguala a Mundial não tem esse valor para Bangu e Cruzeiro
O campeonato que o Botafogo conquistou três vezes e que considera ser equivalente ao Mundial não é exclusividade do clube no Brasil. Além dele, foram campeões também o Cruzeiro, em 1970, e o Bangu, em 1958. O Alvirrubro, porém, ataca em outra frente e utilizará um torneio diferente para tentar provar que também é um campeão do mundo. Já os mineiros não tratam o tema como prioridade.
A competição que o Bangu reivindicará é a Internacional Soccer League, disputada em 1960 nos Estados Unidos.
Com supervisão do então secretário-geral da Fifa, Stanley Rous, o torneio exaltado pelo Bangu reuniu equipes como Bayern de Munique, Sampdoria, Sporting, Estrela Vermelha, Rapid Viena, entre outros.
Sob a batuta de Ademir da Guia, os banguenses foram campeões invictos, avançando na fase de grupos com quatro vitórias e um empate, incluindo goleadas por 4 a 0 sobre a Sampdoria e 5 a 1 sobre o Sporting. Na final, venceram os escoceses do Kilmarnock por 2 a 0, com dois gols de Válter.
Presidente atual do Bangu, Jorge Varela afirmou ao UOL Esporte que o clube está reunindo provas e documentos para reivindicar junto a Fifa:
"Estamos preparando material suficiente para requerermos o título mundial de 1960".
No site oficial do Bangu, porém, a conquista já é considerada desta forma.
No caso do Troféu Triangular de Caracas, que o Botafogo considera Mundial, o Alvirrubro bateu o Malmö, da Suécia, na final.
Cruzeiro não trata título como prioridade
O Cruzeiro, outro brasileiro campeão do torneio venezuelano, inicialmente não irá pegar carona com o Botafogo. Em seu site oficial, o clube mineiro não faz qualquer menção a título mundial e não tem nenhum material de destaque sobre a conquista sobre o Porto (POR), em 1970..
Em nota ao UOL Esporte, a diretoria diz que não trata o tema como uma prioridade no momento:
"Neste momento, o Cruzeiro Esporte Clube tem como prioridades passar por este momento de dificuldades imposto pela pandemia de COVID-19 da maneira que menos afete o clube, assim como fortalecer a equipe principal para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro, com o objetivo de voltar para a primeira divisão do campeonato nacional. Já no âmbito político, os gestores que estão atualmente no Cruzeiro trabalham arduamente para que o próximo presidente do clube assuma o comando com a instituição muito mais equilibrada e viável em todos os aspectos. Desta forma, este tema não está entre as prioridades do Cruzeiro atualmente".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.