Federação Espanhola pensa em modelo sem rebaixamentos para 2ª e 3ª divisões
Sem previsão de retorno por causa da pandemia do novo coronavírus, o futebol espanhol pode não ter rebaixamentos nessa temporada. De acordo com o Mundo Deportivo, a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) estuda um modelo "express" que afetará as competições da segunda divisão B e terceira divisão, campeonatos estaduais juvenis, futebol feminino e também futsal. A primeira divisão seguiria com as mesmas regras.
Ainda de acordo com a publicação, o presidente da entidade, Luis Rubiales, já teria entrado em contato com diferentes federações para falar sobre o novo modelo, visando encerrar as competições previamente acordadas com o Conselho Superior de Esportes (CSD).
"Um mecanismo de promoção expressa seria desenvolvido por meio de um sistema de jogo único, preferencialmente com um sistema de concentração, a fim de garantir pelo menos o mesmo número de promoções planejadas no início do competição. Nesta situação excepcional, não haveria rebaixamentos nesta temporada", diz o comunicado.
"Nesse sentido, os mecanismos apropriados seriam trabalhados para aumentar o número de equipes por grupo ou a criação de novos grupos com validade máxima de três ou quatro temporadas até que a reestruturação pertinente seja realizada de maneira planejada, que torne as competições não profissionais de elite com um equilíbrio econômico adequado e sustentável", segue o documento.
Falta agora a aprovação das federações para que, quando possível, seja adotado o novo modelo na Espanha.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.